E tal não aconteceu, porque o segundo grupo alega não reconhecer a referida comissão de gestão. Aliás, de acordo com uma nota do clube, não assinada, enviada pelo Gabinete de Comunicação e Imagem, e que deu entrada na nossa redacção, esta Sexta-feira (06), os sócios continuam a dar um voto de confiança à direcção de Rodrigo Rocha e reafirmam que a criação da referida Comissão de Gestão aconteceu em clara violação dos Estatutos da colectividade.
“A atitude dos sócios liderados por João Salomão é de gananciosos pelo poder, e demonstra um total desrespeito pelas autoridades e pelas Leis deste País. A suposta comissão de gestão foi criada em Assembleia-Geral Ilegal, por ex-sócios e sob indicação de João Salomão que ainda reivindica ser o presidente da Mesa do ATCM, mesmo tendo sido eleitos novos órgãos sociais do clube que cumprem o segundo mandato, tendo João Ruas como presidente da Mesa da Assembleia-Geral da agremiação”, esclarece o clube na nota.
O referido grupo contestatário, segundo a mesma nota, não desarma, e insiste com a ideia de assumir os destinos do clube, mesmo depois da reunião dos sócios realizada no dia 29 de Agosto, que culminou com o pedido dos sócios para a marcação de uma Assembleia-Geral Extraordinária, cuja convocatória saiu a 05 de Setembro corrente.
“O grupo está cada vez mais a intensificar as acções numa clara demonstração de querer desestabilizar e fragilizar o clube e os membros dos órgãos sociais em exercício. Esta comissão de gestão está a tentar forçar uma tomada de posse ilegal. Alertamos os sócios a serem vigilantes e as autoridades deste País a repor a ordem”, diz a nota, que acrescenta haver indícios de alguns documentos partilhados por João Salomão, terem sido forjados e postos a circular nas redes sociais, carecendo de muita investigação por parte das autoridades para apurar-se a veracidade dos factos.
Na mesma nota, o ATCM diz também não entender a razão que leva a comissão de gestão a insistir em “assaltar o poder à força, por vias ilegais”, quando se sabe que foi marcada para 19 de setembro corrente, uma Assembleia-Geral Extraordinária, onde será decidido futuro do clube e da actual direção. Na nota em apreço, clube denuncia uma alegada tentativa de agressão física ao seu presidente, Rodrigo Rocha, que terá sido protagonizada por José Mendes, sócio integrante da comissão de gestão impedida de tomar posse.
Contactado telefonicamente, José Mendes refutou as acusações sobre a alegada tentativa de agressão, remetendo para as próximas horas, um esclarecimento sobre o que efectivamente terá sucedido na sede do Automóvel & Touring Clube de Moçambique, na tarde de ontem, Quinta-feira.
𝐂𝐨𝐦𝐢𝐬𝐬ã𝐨 𝐓é𝐜𝐧𝐢𝐜𝐚 𝐚𝐬𝐬𝐮𝐦𝐞 𝐠𝐞𝐬𝐭ã𝐨 𝐝𝐨 𝐀𝐓𝐂𝐌
Parece ter chegado ao fim, o “reinado” do advogado Rodrigo Rocha no Automóvel & Touring Clube de Moçambique (ATCM). De uma fonte ligada ao clube, a MBC TV soube que uma Comissão Técnica vai assumir, a partir das 14h00 da Quinta-feira, 05 de setembro, a gestão do mesmo, colocando fim a longos meses de crise directiva da agremiação, resultante de uma batalha jurídica entre o presidente de direcção reeleito em 2023, Rodrigo Rocha, e João Mário Salomão, presidente da Mesa da Assembleia-Geral do clube, entretanto não reconhecido pela actual direcção.
Em causa está um processo movido nos tribunais, por João Salomão, em dezembro de 2021, contra a direcção do Automóvel & Touring Clube de Moçambique, em que o engenheiro a acusa de usurpação de poderes que lhe são conferidos pelos estatutos do clube na qualidade de presidente da Mesa da Assembleia-Geral, ao convocar uma assembleia geral a 20 de novembro de 2021.
Um veredicto do Tribunal Superior de Recurso (TSR), datado de 16 de novembro de 2023, deu como procedente a queixa de João Salomão, decretando nulas as deliberações sociais tomadas na assembleia de 20 de novembro de 2021, convocada por Rodrigo Rocha, cuja direcção sempre manifestou não concordar com as acusações, o que levou ao arrastamento do caso pelos tribunais.
Rocha e seus pares recorreram ao Tribunal Supremo (TS), a última instância, facto confirmado por um despacho do Tribunal Superior de Recurso de 4 de dezembro de 2023.
A MBC TV apurou que ainda que o Tribunal Superior de Recurso tenha admitido o recurso, fê-lo com efeito devolutivo, ou seja, o veredicto, que é de cumprimento obrigatório e imediato, continua válido até uma eventual decisão contrária da última instância (TS). Resulta este facto, entretanto, que João Salomão continua presidente da Mesa da Assembleia-Geral do ATCM.
A Comissão de Gestão do Automóvel & Touring Clube de Moçambique foi criada no dia 15 de maio de 2024, numa reunião extraordinária convocada por João Salomão, presidente da Mesa da Assembleia-Geral e que assumiu a condução do clube, quatro meses depois da sua instituição.
Comissão de Gestão do ATCM vai processar criminalmente Rodrigo Rocha e seu elenco
Está longe de terminar o “braço de ferro” entre a Comissão de Gestão (comissão técnica) do Automóvel & Touring Clube de Moçambique (ATCM) e o contestado elenco, dirigido por Rodrigo Rocha.
Depois de se ver impedida de assumir os destinos do clube, na Quinta-feira, 05 de Setembro, naquele que se esperava fosse o cumprimento de uma decisão do Tribunal, a comissão técnica, encabeçada por Ercílio Maciel Alibai (sócio – 802), anunciou, através de um comunicado de imprensa datado de 05 de Setembro, com a Refª 01/CTG/CI/2024, que “𝘷𝘢𝘪 𝘢𝘷𝘢𝘯ç𝘢𝘳 𝘤𝘰𝘮 𝘶𝘮 𝘱𝘳𝘰𝘤𝘦𝘴𝘴𝘰-𝘤𝘳𝘪𝘮𝘦 𝘤𝘰𝘯𝘵𝘳𝘢 𝘰 𝘴ó𝘤𝘪𝘰 𝘙𝘰𝘥𝘳𝘪𝘨𝘰 𝘙𝘰𝘤𝘩𝘢 𝘦 𝘴𝘦𝘶 𝘦𝘭𝘦𝘯𝘤𝘰, 𝘱𝘰𝘳 𝘥𝘦𝘴𝘰𝘣𝘦𝘥𝘪ê𝘯𝘤𝘪𝘢 à𝘴 𝘰𝘳𝘥𝘦𝘯𝘴 𝘫𝘶𝘥𝘪𝘤𝘪𝘢𝘪𝘴 𝘢𝘰 𝘳𝘦𝘤𝘶𝘴𝘢𝘳𝘦𝘮 𝘤𝘶𝘮𝘱𝘳𝘪𝘳 𝘤𝘰𝘮 𝘰 𝘈𝘤ó𝘳𝘥ã𝘰 𝘥𝘰 𝘛𝘳𝘪𝘣𝘶𝘯𝘢𝘭 𝘚𝘶𝘱𝘦𝘳𝘪𝘰𝘳 𝘥𝘦 𝘙𝘦𝘤𝘶𝘳𝘴𝘰, 𝘦 𝘤𝘰𝘯𝘵𝘳𝘢 𝘰 𝘴ó𝘤𝘪𝘰 𝘑𝘰ã𝘰 𝘙𝘶𝘢𝘴, 𝘱𝘰𝘳 𝘢𝘴𝘴𝘶𝘮𝘪𝘳 𝘧𝘢𝘭𝘴𝘢 𝘪𝘥𝘦𝘯𝘵𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘢𝘰 𝘱𝘳𝘰𝘤𝘭𝘢𝘮𝘢𝘳-𝘴𝘦 𝘱𝘳𝘦𝘴𝘪𝘥𝘦𝘯𝘵𝘦 𝘥𝘢 𝘔𝘦𝘴𝘢 𝘥𝘢 𝘈𝘴𝘴𝘦𝘮𝘣𝘭𝘦𝘪𝘢”. (MBC TV/IMN)