Durante a visita àquele ramo, cuja missão é preparar, aprontar, empregar e manter as forças e os meios necessários para garantir a defesa das águas jurisdicionais, Cristóvão Chume destacou a MGM como um caso de sucesso e de coragem nos teatros operacionais.
Apesar de desafios prevalecentes enfrentadas, a Marinha tem desempenhado um papel preponderante no combate ao terrorismo e a outros crimes marítimos.
O Ministro destacou, também, o espírito de disciplina da infantaria naval, sublinhando que este factor tem sido determinante para o sucesso das missões combativas.
A coordenação e a capacidade de trabalho em equipa entre a Marinha e os efectivos do Exército têm garantido resultados significativos nas operações.
Outro aspecto destacado, positivamente, foi a cooperação civil-militar, com a qual a MGM se tem distinguido.
Chume sublinhou, por exemplo, o papel desempenhado pelos centros médicos das unidades navais que em várias ocasiões, têm prestado assistência médica às populações circunvizinhas, oferecendo serviços hospitalares essenciais, facto que fortalece o vínculo entre os militares e a comunidade civil.
Por último, o Ministro da Defesa Nacional apelou aos militares e ao povo moçambicano a participarem de forma massiva e entusiástica nas festividades do 25 de setembro, Dia das FADM, que se avizinham, como forma de exaltar o papel das Forças Armadas de Defesa de Moçambique. (Nota informativa)