INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 01 de Setembro de 2022 – A TotalEnergies anuncia a assinatura de um acordo comercial entre a Northern Lights e a Yara para transportar e armazenar CO2 capturado da Yara Sluiskil, uma fábrica de amônia e fertilizantes na Holanda.
A partir do início de 2025, 800.000 toneladas de CO2 por ano serão capturadas, comprimidas e liquefeitas na Holanda e depois transportadas para o local da Northern Lights para serem armazenadas permanentemente em camadas geológicas a cerca de 2.600 metros abaixo do fundo do mar na costa de Øygarden, em Noruega.
Este acordo, o primeiro desse tipo em todo o mundo, é um marco importante na descarbonização da indústria pesada na Europa, abrindo caminho para o transporte e armazenamento internacional de CO2 como serviço. Ele estabelece um novo padrão para empresas industriais europeias que desejam usar as soluções da Northern Lights como parte de suas estratégias de descarbonização.
“Desenvolver serviços de transporte e armazenamento de CO2 é crucial para descarbonizar a indústria europeia: temos o prazer de receber a Yara como o primeiro parceiro comercial da Northern Lights, que ajudará a apoiar sua estratégia de descarbonização”, disse Patrick Pouyanné, presidente e CEO da TotalEnergies. ” A TotalEnergies pretende desenvolver uma capacidade de armazenamento de CO2 superior a 10 milhões de toneladas por ano até 2030, tanto para as suas instalações próprias como para os seus clientes, em linha com a sua ambição de chegar a zero líquido até 2050, em conjunto com a sociedade.”
“A Yara, nosso primeiro cliente comercial, preencherá a capacidade disponível da Northern Lights Fase 1. Este acordo estabelecerá um mercado para transporte e armazenamento de CO2 . A partir do início de 2025, enviaremos as primeiras toneladas de CO2 da Holanda para Isso demonstrará que o CCS é uma ferramenta climática para a Europa”, disse Børre Jacobsen, Director administrativo da Northern Lights.
“Precisamos urgentemente tomar medidas para descarbonizar a indústria, e a Yara é pioneira no campo. Estou muito satisfeito em anunciar que estamos agora a caminho de remover as emissões de CO2 de nossa planta de produção em Sluiskil. Isso nos levará um aproxime-se da produção de alimentos sem carbono e acelere o fornecimento de amônia limpa para produção de combustível e energia”, disse Svein Tore Holsether, CEO da Yara International.
O Projecto Northern Lights
Como o primeiro projecto a criar uma cadeia de valor transfronteiriça, o Northern Lights foi projectado para oferecer às empresas industriais europeias uma solução para armazenar de forma segura e permanente suas emissões de CO2 no subsolo. As instalações da Fase 1 estão programadas para entrar em operação em 2024, com capacidade para lidar com 1,5 milhão de toneladas de CO2 por ano. Diversas indústrias têm demonstrado crescente interesse por esses serviços. Como resultado, a capacidade adicional será desenvolvida para acomodar a demanda crescente, até 5 milhões de toneladas por ano. A Northern Lights é detida em partes iguais pela TotalEnergies, Equinor e Shell.
O foco da TotalEnergies é primeiro evitar e depois reduzir suas emissões desenvolvendo e implantando uma abordagem sistemática, activo por activo, para implementar as melhores tecnologias disponíveis. Em particular, a Companhia está desenvolvendo projectos industriais de captura, transporte e armazenamento de carbono (CCS).
Apoiada por competências essenciais em gerenciamento de projectos em grande escala, processamento de gás e geociências, a TotalEnergies está no caminho certo para alcançar sua ambição de desenvolver capacidade de armazenamento de 10 milhões de toneladas métricas de CO2 por ano até 2030 por meio de projectos industriais significativos, como a Northern Lights na Noruega e Aramis na Holanda. Por meio de todos os seus projectos de CCS, a Companhia reduzirá suas próprias emissões e as de seus clientes.
A TotalEnergies é uma empresa global multi-energia que produz e comercializa energias: petróleo e biocombustíveis, gás natural e gases verdes, energias renováveis e electricidade. Nossos mais de 100.000 funcionários estão comprometidos com uma energia cada vez mais acessível, limpa, confiável e acessível ao maior número possível de pessoas. Actuante em mais de 130 países, a TotalEnergies coloca o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões no centro de seus projectos e operações para contribuir com o bem-estar das pessoas. (INTEGRITY/Northern Lights)
NOSSAS REDES SOCIAIS
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/integrity.magazinenews/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/integritymagazinenews/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCPmHsZe30zdxeO4xs8E1QLg