Acompanhada pelo Secretário de Estado da Cidade de Maputo, Vicente Joaquim, Elisa Zacarias, dirigindo-se aos funcionários, manifestou total abertura para uma interacção permanente e conducente à flexibilização de estratégias para fazer face aos desafios que que imperam no processo de arrecadação de receita para os cofres do Estado.
A dirigente explicou, ainda, que o cumprimento das metas traçadas deve ser mandatário para cada funcionário, visto que, segundo a fonte, só assim será possível assegurar o financiamento da despesa pública e pleno funcionamento da economia nacional. “Portanto, apelamos ao redobrar de esforço e maior coesão de todos os funcionários, enquanto equipas de trabalho”, exortou.
Quanto ao incremento dos níveis de cobrança da receita, os gestores dos terminais visitados apontaram a comunicação permanente com todos os intervenientes no comércio externo, a intensificação do controlo de declarações pendentes no sistema e com dívida aduaneira, o equilíbrio na facilidade e controlo para atrair mais importadores, bem como a regularização das mercadorias reavaliadas pela Direcção de Auditoria, Investigação e Inteligência (DAII), como parte das principais estratégias que, de forma geral, têm, igualmente, contribuído para flexibilizar o processo de arrecadação de receita.
Por outro lado, apesar das estratégias acima arroladas estarem em implementação, a equipa comprometeu-se, ainda, a “arregaçar as mangas” com vista à identificação de novas fontes da receita, bem como aumentar o superavit para suprir os prováveis défices, decorrente da a época eleitoral, onde se prevê que a arrecadação seja deficiente.
Refira-se que nesta que constitui a primeira visita às unidades orgânicas da instituição, a comitiva liderada pela Presidente da AT escalou, sucessivamente, o Terminal Internacional Aéreo (TIAR), Terminal Internacional Marítimo de Maputo (TIMAR), Terminal Internacional Aéreo e o Terminal Internacional Rodoviário e Ferroviário, vulgo Multimodal. (Nota Informativa)