INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 01 de Setembro de 2022 – Numa altura em que a vila de Mocímboa da Praia, norte de Cabo Delgado, está a registar regresso da população deslocada, as autoridades impõem fortes medidas de controlo aos que chegam.
Além de revistas, antes das famílias dirigirem-se às suas casas, é obrigatório o registo, para se saber “quem é quem”. Segundo o Comandante Distrital da PRM, Alberto Mussa, citado pela RM/Cabo Delgado, a medida visa controlar os que entram e depois são canalizados às autoridades municipais que mais tarde autorizam a reocupação das suas casas.
Acrescentou que há frequentes patrulhas coordenadas entre as FDS moçambicanas e do Ruanda, com vista a travar qualquer tentativa de novo ataque, enquanto a vila ganha nova vida.
A maior parte das casas deixadas para trás pela população já estavam submersas no meio do mato e lixo, o que só caracteriza a maioria das residências particulares, afinal, a limpeza feita pelas autoridades abrangeu apenas os locais públicos e residências oficiais. (Mussa Yussuf para IMN em Pemba)
NOSSAS REDES SOCIAIS
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/integrity.magazinenews/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/integritymagazinenews/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCPmHsZe30zdxeO4xs8E1QLg