Moradores de Mocímboa da Praia disseram à “Integrity” que a situação foi caótica, das 21 até perto das 23 horas, tendo obrigado algumas famílias das suas casas às matas e só regressaram na manhã de domingo.
“Quando as pessoas regressam de manhã encontram os mortos, então até aqui sabemos de dois mortos sendo uma mulher e um homem”, disse um dos moradores, confirmando as duas mortes.
As fontes da “Integrity” explicaram que não se sabe ainda se as vítimas foram atingidas pelos terroristas ou por balas perdidas das Forças de Defesa e Segurança (FDS) enquanto respondiam ao intenso tiroteio.
Neste momento a situação está calma e a vida corre normalmente, mas os moradores apresentam-se cada vez mais preocupados e com receio de os terroristas voltarem a atacar a vila de Mocímboa da Praia, não obstante a presença das Forças armadas do Ruanda e moçambicanas.
Recentemente na vila de Macomia, por exemplo, os terroristas atacaram no coração da vila de Macomia. Aliás, em Mocímboa da Praia, tinham atacado a aldeia Ntotwé, que dista poucos quilómetros do centro da vila.
Ainda na vila de Mocímboa da Praia, um comerciante estrangeiro, foi barbaramente espancado por homens até aqui desconhecidos na passada sexta-feira enquanto se encontrava a descansar na sua residência. A vítima encontra-se hospitalizada numa unidade sanitária em Pemba sob cuidados intensivos. Um morador atribuiu o crime a supostos ladrões. (INTEGRITY)