As FADM foram representadas pelo Brigadeiro-General Armindo Nhabinde (Inspector-Geral do Exército) e pelo Coronel Raibo (Chefe da Secção de Informação do Exército), respetivamente. Juntamente com o Embaixador Vrooman esteve o CPT Michael Putnam, Comandante do Destacamento das Forças Especiais dos E.U.A. e membros do Gabinete do Adido de Defesa e do Gabinete de Cooperação de Segurança.
Membros de uma equipa das Forças Especiais do Exército dos E.U.A. conduziu uma formação de seis semanas com sessenta e três Comandos das FADM. Esta formação baseia-se nos cinco JCET anteriores e em numerosos compromissos entre militares que ajudam as FADM a conduzir operações de contra-terrorismo em Cabo Delgado.
“Este JCET foi particularmente especial pelo seu enfoque na formação em Assuntos Civis, reflectindo o nosso compromisso nas relações civis-militares e o papel crucial que desempenham na segurança colectiva. Esta formação melhorou não só as habilidades táticas e operacionais, mas também forneceu informações sobre as interacções complexas entre as forças militares e as comunidades civis. Reconhecemos que as nossas missões se estendem além do campo de batalha, chegando ao coração das comunidades que servimos”, afirmou o Embaixador Vrooman.
Estas actividades de cooperação de segurança em curso apoiam os esforços de Moçambique para construir uma nação mais estável, segura e inclusiva. A Embaixada dos EUA em Moçambique e o Departamento de Defesa dos EUA continuam comprometidos em trabalhar com as FADM. Esta cerimónia reconhece a parceria entre as forças armadas de ambas as nações. (NOTA DE IMPRENSA)