Notice: Undefined index: weather_location in /home/integrit/public_html/wp-content/plugins/jnews-weather/class.jnews-weather.php on line 64
Integrity Magazine

Terroristas assassinam seis civis e queimam mais de 70 palhotas em Ancuabe

INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 30 de Agosto de 2022 – A sede da localidade de Nacuale, no distrito de Ancuabe, na província de Cabo Delgado foi alvo na última segunda-feira (29) de mais um ataque dos terroristas, que desde 2017 vem protagonizando matanças, saques e destruições em aldeias e vilas. Segundo fontes da “Integrity”, no ataque, seis civis foram assassinados. 

Entre as vítimas, de acordo com as fontes, esta uma criança, uma mulher e quatro homens. Durante o ataque, o grupo terrorista queimou 70 casas de construção precária (paus e capim) e saqueou diversos produtos alimentares. Entretanto, Fontes residentes em Nanjua, onde um considerável número da população de Nacuale se deslocou, confirmaram a “Integrity” que um outro ataque foi protagonizado por volta das 16 horas, desta segunda-feira naquela região.

As fontes acreditam que os atacantes, que também pilharam alimentos da população, são parte dos que, na semana passada, mataram duas pessoas pouco mais de 30 quilómetros da sede do distrito de Meluco, em Minhanha.

Minhanha, não sendo longe de Nacuale, aliás, até porque os dois distritos são vizinhos, nos últimos dias, os terroristas ter-se-ão  movimentado mais para o Sul de Ancuabe.

Os ataques terroristas em Cabo Delgado começaram na madrugada de 5 de Outubro de 2017 e afectaram 11 dos 17 distritos de Cabo Delgado. Em alguns pontos, já começaram os trabalhos de reconstrução e apenas as sedes distritais registam regresso da população. 

As organizações humanitárias e de monitoria do conflito estimam que mais de 4 mil pessoas civis e militares perderam a vida, mais de 800 mil estão deslocadas, além de vários desaparecidos. 

Cabo Delgado ainda regista uma crise de assistência humanitária, mas as organizações procuram responder à situação. (Mussa Yussuf, em Pemba para  IMN)

 

NOSSAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/integrity.magazinenews/

FACEBOOK: https://www.facebook.com/integritymagazinenews/

YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCPmHsZe30zdxeO4xs8E1QLg

 

Exit mobile version