Sucede que antes (24 de julho) do escrutínio, José Magode é reprovado, e automaticamente retirado da lista para concorrer a sua própria sucessão, tendo a Comissão Eleitoral justificado com Incompatibilidades estabelecidas nos termos do Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado (EGAE). Realizou-se a eleição com apenas um único candidato que venceu com 70% dos votos.
Pela sua exclusão, o actual reitor, ora reprovado, respondeu com insatisfação e desânimo, acusando a Comissão Eleitoral da UJC de não auferir de independência face ao escrutínio. No entanto, para este, não constitui espírito democrático uma eleição que conta com apenas um concorrente, tendo os votantes apenas uma opção de escolha, factor indutor em uma eleição.
“Numa grosseira afronta ao princípio de que a escolha democrática tem de ocorrer sob a premissa, no mínimo, dos dois candidatos concorrentes, a exclusão do professor Magode pela Comissão Eleitoral que se diz independente, segundo renomados especialistas do poder judicial constitui gravíssima violações (…) o acto de eleição sem opção de escolha não é prático de uma Comissão Eleitoral ao serviço de interesses inconfessos e obscuros”, lê-se em um documento assinado a José Magode.
A comissão eleitoral estabeleceu que poderiam ser enviadas reclamações a este órgão. E caso não seja credibilizar as suas reclamações, o único candidato que concorreu a uma eleição sozinho, se formaliza como um reitor que conseguiu a reitoria da Universidade Joaquim Chissano sem nenhuma oposição.
De referir que, igual ao Reitor Magode, foi também reprovado para a eleição de Vice-reitores, Damião Cardoso, em um universo de cinco concorrentes, tendo a CE justificado nos mesmos termos do Magode, acrescentado apenas a questão da Lei de Probidade Pública.
No entanto, “Integrity” procurou ouvir as partes envolvidas na polémica mais sem sucesso, restando apenas o chancelamento do Chefe do Estado, Filipe Nyusi que segundo apuramos em que trouxe José Magode para UJC, mas que hoje depois de ter investido em vários quadros para a Instituição foi dado uma “rasteira” pelos mesmos! (INTEGRITY)