INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 29 de Agosto de 2022 – A Fitch Ratings elevou o Rating de Inadimplência de Emissor em Moeda Estrangeira de Moçambique (IDR) de ‘CCC+’ de ‘CCC’ para ‘CCC+’. A Fitch normalmente não atribui Perspectivas a soberanos com rating ‘CCC+’ ou abaixo. A Fitch removeu os IDRs de Longo Prazo do Under Criteria Observation (UCO).
As restrições de financiamento de Moçambique diminuíram substancialmente com o acordo de uma Linha de Crédito Estendida de US$ 456 milhões com o FMI, com US$ 91 milhões a serem desembolsados em 2022. A Fitch espera que este programa libere financiamento concessional adiccional de parceiros multilaterais, incluindo o Banco Mundial, após anos de acesso restrito a fontes externas de financiamento após o escândalo das “dívidas ocultas” de 2016.
Esta flexibilização das restrições de financiamento externo de Moçambique coincide com um aumento dos custos do serviço da dívida externa do país em 2022 e seguintes, após a expiração da Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida (DSSI) em Dezembro de 2021.
A Fitch espera que os custos de amortização de Moçambique aumentem para 4,7% do PIB em 2022 (3% do PIB em amortizações externas) de 4,1% em 2021 (1,6%pp em amortizações externas) antes de moderar para 4,2% do PIB em 2023 (2,7pp em amortizações externas). As necessidades brutas de financiamento do país (amortizações mais déficit fiscal) serão atendidas por meio de emissões no mercado interno e desembolsos de parceiros multilaterais, e não se prevê que o país incorra em dívida comercial externa em 2022 ou 2023.
Programa do FMI apoia a consolidação fiscal: a Fitch prevê que o crescimento do PIB acelere para 7,7% em 2024 e permaneça alto até 2026. Esperamos que o programa do FMI sirva como âncora política para a consolidação fiscal gradual e o fortalecimento da capacidade institucional do soberano, fornecendo apoio adiccional para a redução da dívida. Os IDRs ‘CCC+’ de Moçambique também reflectem os seguintes factores-chave de rating:
Fraquezas Estruturais Significativas: As classificações de Moçambique são limitadas por fraquezas estruturais significativas, nomeadamente fraco desempenho em indicadores de governação e desenvolvimento humano. O indicador de governança composto de Moçambique tem uma classificação percentual de 22, abaixo da mediana ‘B/C/D’ de 30.
A dependência de commodities de Moçambique também está bem acima dos pares, com commodities representando cerca de 71% das receitas externas correntes (CXR) em 2022, contra 40% para a mediana ‘B/C/D’. O soberano tem um histórico de reembolso fraco, incluindo um default em seu único Eurobond em 2016. O rating também reflete o baixo PIB per capita, uma situação de segurança difícil e vulnerabilidade a desastres naturais.
Dívida do Governo alta, mas em queda: a Fitch espera que a dívida do Governo de Moçambique diminua para 102,7% do PIB em 2022, de 110,9% em 2021, impulsionada principalmente pelo alto crescimento nominal do PIB, e para 97,7% do PIB em 2023. Esses números estão acima do histórico ‘B/C/D’ mediana de 87% do PIB. O nosso valor da dívida do Governo inclui atrasos, como os empréstimos garantidos a duas ex-estatais, no valor de 7,6% do PIB no final de 2021. Embora o Governo tenha contestado a validade de ambas as garantias das estatais por meio de disputas legais nos tribunais ingleses, permanece o risco de que elas se possam cristalizar como uma responsabilidade do Governo Central, dependendo do resultado dos processos judiciais.
Consolidação Fiscal Gradual à Frente: Projectamos que o déficit fiscal diminua gradualmente para 3,3% do PIB em 2022 e 2,6% do PIB em 2023, de 5,7% em 2021. Esse estreitamento do déficit fiscal reflectirá um declínio nas despesas totais, principalmente como as despesas relacionadas com a pandemia diminuam, bem como as despesas de capital mais baixas em relação ao PIB após um aumento em 2022 (para financiar o programa de reconstrução de Cabo Delgado). Também esperamos que a receita total (incluindo doações) aumente, em parte, devido a maiores desembolsos de doações externas, bem como a receita do projecto Coral Sul LNG da Eni em seus estágios iniciais de produção de gás (rendimento de cerca de 0,3 pp do PIB em 2023).
A Fitch assume que a implementação de subsídios ao sector de transporte em 2022, para enfrentar a inflação crescente, terá um impacto orçamentário neutro, pois será financiado por doações de parceiros externos.
Déficit em conta corrente aumentará: Prevemos que o déficit em conta corrente (CAD) de Moçambique aumenta para 40% do PIB em 2020, de 21,9% em 2021, reflectindo uma conta de impressão muito mais alta. O principal impulsionador do CAD será a transferência da plataforma para o projecto flutuante de GNL Coral Sul da Eni, que chegou, em Janeiro, a um custo de USD 4,5 biliões. A alta dependência de Moçambique na importação de alimentos e compostos será um impulsionador adiccional do alargamento do CAD. Alimentos e Combustíveis 20% da Representação Total de Bens, que esperamos aumentar significativamente em meio aos preços globais mais altos dos alimentos e dos preços em 2022.
Queda de curto prazo nas reservas cambiais: as reservas internacionais brutas devem cair para US$ 2,8 biliões no final de 2022, de US$ 3,6 biliões em 2021, e depois recuperar-se para US$ 4,0 biliões no final de 2024. A menor queda nas reservas internacionais, em relação ao CAD amplo, é explicada pela entrada significativa líquida da conta financeira para os projectos de GNL.
A cobertura de reserva dos prazos previstos 2 (CXP) diminuirá para 2 meses no final de 202 (de 4,1 meses em 2021), bem abaixo da mediana B/C/D de 3,8. A Fitch observa que o índice de cobertura é super-estimado pelas funções de baixo, que é um factor relacionado aos mega-projectos de mitigação de Moçambique, que é um dos fluxos de mitigação de IDE correspondentes.
A Fitch (GNL da construção do projecto Área 1) será retomada em 2023, mas será retomado o risco de situação de segurança na região de Cabo Delgado. Esperamos que a inflação acelere para uma média de 10,4% em 2022, de 5, devido ao aumento da importância dos preços globais principalmente em meio aos alimentos, e cairá constantemente para uma média de aumento de ,9% principalmente em 2024.
ESG – Governação: Moçambique tem uma Pontuação de Relevância ESG (RS) de ‘5’ para Estabilidade Política e Direitos e para o Estado de Direito, Qualidade Institucional e Regulatória e Controlo da Corrupção. Essas pontuações notáveis do alto peso que os Indicadores da Governança Mundial (WBGI) têm em nosso Modelo de Classificação Soberana proprietário. Moçambique tem uma classificação baixa do WBGI 22,3, reflectindo a ausência de um histórico recente de transições políticas pacíficas, violência associada à insurgência, direitos relativamente fracos de participação no processo de aplicação política fraca, capacidade institucional fraca, Estado de direito e um alto nível de desenvolvimento.
Factores que podem, individualmente ou colectivamente, levar a uma acção negativa/rebaixamento de rating:
Finanças Públicas: Maior probabilidade de um evento de padrão ou um dispositivo de instrumentos de mercado soberano, por exemplo, por meio de participação no Quadro Comum do G20/Clube de Paris. As finanças aumentam o padrão de redução da capacidade e o acesso às fontes de aumento substancial ou da redução da capacidade de financiamento e aumento dos recursos externos da relação – redução da capacidade e do acesso às fontes de aumento substancial ou externo da relação dívida pública/PIB, por exemplo, como resultado do aumento dos déficits fiscais.
Factores que podem, individuais ou colectivamente, levar a uma acção/actualização de classificação positiva: — Moçambique, redução pública: Um declínio substancial, não há dívida pública, exemplo de redução pública/definição sustentável do resultado B. — Macro: Maior confiança nas perspectivas de crescimento a médio prazo, através da entrada atempada dos mega-projectos de GNL.
O SRM proprietário da Fitch atribui a Moçambique uma avaliação equivalente a uma classificação de ‘CCC+’ na escala IDR em Moeda Estrangeira de Longo Prazo. No entanto, com seus critérios de classificação, o acordo de classificação soberana da Fitch não utilizou o SRM e QO para explicar, como neste caso. As classificações de ‘CCC+’ e abaixo são guiadas pelas definições de classificação.
O SRM da FDRitch é o modelo de classificação da FDR 18 variável integrada com base em médias centradas em três anos, incluindo um ano de calibração, para produzir uma proporção equivalente a um ILT. O QO da perspectiva projectada para o projecto final, reflectindo os factores de acordo com nossos critérios quantitativos e/ou não totalmente projectados para o SRM.
As classificações de crédito em escala de emissores de Soberanos, Públicas e Infra-estruturas têm uma possibilidade de elevação internacional de classificação de melhor caso (definida como o 99º percentil de transições de classificação, caminho em uma direção) de três degraus em um horizonte de finanças classificação de três anos; e um cenário de pior caso de rebaixamento de rating (definido como o 99º percentil de transições de rating médio em uma direcção negativa) de três degraus ao longo de três anos. A gama completa de classificações de crédito de melhor e pior cenário para todas as categorias de classificação varia de ‘AAA’ a ‘D’. As avaliações de crédito do melhor e do pior cenário são do desempenho histórico.
As principais fontes de informação utilizadas estão disponíveis nos Critérios Aplicáveis. Moçambique tem uma Pontuação de Relevância ESG de ‘5’ para Estabilidade Política e Direitos, uma vez que os Indicadores de Governança do Banco Mundial têm o peso mais alto no SRM da Fitch e são, portanto, altamente relevantes para a classificação e um factor chave de classificação com um peso alto. Como Moçambique tem uma classificação percentual inferior a 50, para o indicador de governança, tem um impacto negativo no perfil de crédito.
Moçambique tem uma Pontuação de Relevância ESG de ‘5’ para Estado de Direito, Qualidade Institucional e Regulatória e Controle da Corrupção, pois os Indicadores de Governança do Banco Mundial têm o maior peso no SRM da Fitch e, portanto, são altamente relevantes para o rating e são um fator chave de rating com um peso alto. Como Moçambique apresenta uma classificação inferior a 50 percentuais para os correspondentes indicadores de governança que tem um negativo no perfil de crédito.
Moçambique tem uma Pontuação de Relevância ESG de ‘4’ para Direitos Humanos e Liberdades Políticas, pois o pilar Voz e Responsabilidade dos Indicadores de Governança do Banco Mundial é relevante para a classificação e um impulsionador da classificação. Como Moçambique tem uma classificação percentual inferior a 50 para o indicador de governança tem um impacto negativo no perfil de crédito.
Moçambique tem uma Pontuação de Relevância ESG de ‘4’ para os Direitos do Credor, uma vez que a vontade de servir e reembolsar a dívida é para o rating e é um driver de rating relevante para Moçambique, como para todos os soberanos. Como Moçambique tem uma dívida pública bastante recente em 2020.
Excepto para os assuntos discutidos, o nível mais alto de crédito de acima SG é um crédito útil de ESG ou têm um valor mínimo de crédito(s) entidade(s), seja(m) à sua natureza(s) reconhecida(s) pela(s) entidade(s).
Para obter mais informações sobre as pontuações de visita da ESG da Fitch, www.fitchratings.com/es. (INTEGRITY)
NOSSAS REDES SOCIAIS
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/integrity.magazinenews/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/integritymagazinenews/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCPmHsZe30zdxeO4xs8E1QLg