INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 29 de Agosto de 2022 – É verdade que o governo da província de Nampula tem feito muito, mas os executivos de Manuel Rodrigues e de Mety Gôndola, estão a ser injustos para com os populares do Regulado Nivali, distrito de Memba.
Além de situação de extrema pobreza, a população do Regulado Nivali, Posto Administrativo de Mazua, distrito de Memba, em Nampula, não conhece o que é água potável e passa a vida bebendo e usando para outros fins o líquido vital provenientes dos rios e lagos, em condições péssimas de higiene.
E não é para menos, os 2. 600 residentes, nunca beneficiaram do governo, abertura de furos ou fontes de água convencionais e como resultado, queixam-se de forma frequente de perturbações na barriga, associadas à doenças diarreicas, devido ao consumo de água imprópria.
Localizado a 110 quilómetros da sede do distrito de Memba, a população do Regulado Nivali, que recebe visitas do governo em períodos de campanha eleitoral e depois é esquecida, pede o governo para construir fontes convenientes para água potável. (Mussa Yussuf para IMN em Pemba)