Serão igualmente construídos mercado de peixe agregado ao serviço de quiosques, unidade sanitária e unidades de produção de gelo, processamento do pescado e respectivo armazenamento.
O montante é fruto de uma parceria entre o Governo moçambicano e o Banco Árabe para o Desenvolvimento de África (BADEA) e o Fundo da Organização dos Países Produtores e Exportadores de Petróleo para o Desenvolvimento Internacional (OFID).
O Presidente da República, Filipe Nyusi, que orientou os trabalhos de lançamento da primeira pedra, disse que se espera com a conclusão, o aumento da produtividade, geração de renda e criação de oportunidades de emprego.
“O Porto de pesca de Angoche constitui a materialização de um dos objectivos do Plano Quinquenal do Governo, que visa edificar Infraestruturas que facilitem a actividade e produtividade.
Segundo Filipe Nyusi, pelo menos 500 pessoas terão oportunidades de emprego, sendo perto de 400 na fase de projectos e 100 na fase de implementação.
O representante do BADEA, em Moçambique, Tshepelavi Kabata apontou que aquela instituição contribuiu com 33 milhões USD para a materialização do projecto. No entanto, a organização promete mobilizar mais fundos para complementar a agenda de desenvolvimento de Moçambique. (Mussa Yussuf)