INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 27 de Agosto de 2022 – As autoridades angolanas contrataram uma equipa de especialistas sul africanos para dar tratamento de conservação a longo prazo (embalsamento) do corpo do antigo Presidente José Eduardo dos Santos, que chegou a Luanda, neste final de semana depois de um mês de disputa, em Barcelona, entre duas facções da família do malogrado.
Segundo apurou o Club-K, o corpo foi levado inicialmente para a Clínica Girassol em Luanda, onde o trabalho de conservação do corpo vai se realizar. Depois de concluído os trabalhos, o corpo vai repousar num jazigo no perímetro do mausoléu Dr. António Agostinho Neto.
A nível de Angola, o corpo de António Agostinho Neto, foi o do primeiro angolano a ser submetido a um tratamento de embalsamento, em 1979. O segundo caso aconteceu nas matas de Angola com o embalsamento da mãe de Jonas Savimbi, em Fevereiro de 1988. A anciã Helena Mbundu Sakato, viria falecer e o filho requisitou especialistas sul africanos para o processo de conservação tendo de seguida guardado o corpo num bunker. Quando o conflito armado terminou, Jonas Savimbi levou o corpo para ser enterrado no cemitério familiar em Lopitanga, província do Bié. (Club K)