Profissionais de saúde em Sussundenga denunciam “esquemas de corrupção e clientelismo” dos dirigentes do Centro de Saúde

INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 18 de julho de 2024-Os técnicos e agentes de saúde do Centro Distrital de Saúde de Sussundenga, na Província de Manica, Centro de Moçambique relatam a situação de clientelismo naquela que é a maior unidade sanitária do distrito.

De acordo com denúncias de profissionais de saúde daquela unidade sanitária, dirigentes hospitalares têm vindo a criar ambiente de exclusão, amiguismo, corrupção, clientelismo e corrupção no que diz respeito ao acesso a oportunidades com enfoque para seminários e palestras com direito a subsídio.

As mesmas fontes denunciaram a nossa reportagem que há profissionais que quase não fazem nada na unidade sanitária, mas quando há oportunidades do gênero são os primeiros escolhidos e também existem profissionais que só são destacados nas actividades perigosas ou de alto risco e sem nenhum subsídio, facto que tem estado a criar ambiente de descontentamento e desmoralização no seio dos profissionais qualificados que não compactuam com actos de corrupção e pedem intervenção de quem de direito para eliminar esse mal que atenta o bem-estar institucional.

Refira-se que, não é primeira vez que os profissionais daquela unidade sanitária fazem denúncias do gênero. Antes recorriam a outras páginas digitais, mas desta vez recorreram aos órgãos de comunicação social e desta vez depositaram a sua confiança na “Integrity”.

Para apurar a veracidade da denúncia, a nossa reportagem tentou sem sucesso contactar a direcção daquela unidade sanitária, no entanto, continua disponível para ouvir a versão ou contraditório da outra parte. (INTEGRITY)

Exit mobile version