INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 26 de Agosto de 2022 – Mais vítimas de acção terrorista foram registadas, na última quarta-feira, nas aldeias que acolhem um dos importantes quartéis da missão da SADC, onde duas pessoas foram emboscadas e, de imediato, decapitadas quando iam às suas machambas buscar mantimento.
Os factos sugerem que a situação de segurança ainda está muito além de ser superada, tanto que o horror que as populações locais ainda vivem, mesmo com os apelos que as autoridades fazem e a presença dos militares, lhes deixa mais preocupadas; pois, ora os homens são decapitados, ora as mulheres são raptadas, numa altura em que muitas pessoas estão aglomeradas na vila sede.
Conforme as testemunhas oculares, um indivíduo do sexo masculino foi interpelado quando regressava da machamba, na aldeia Namuembe, tendo sido, de imediato, decapitado. No momento, outras pessoas que o seguiam recuaram de soslaio e informaram as autoridades.
Segundo contou um produtor residente no bairro Ndenganamade, esta quinta-feira, foi possível enterrar mais uma vítima do sexo masculino, cujo corpo tinha sido provavelmente abandonado no local onde foi decapitado. O mesmo grupo rumou até Nambedo, uma comunidade do Posto Administrativo de Ntamba, onde, no final da tarde, decapitou mais um cidadão, encontrado no seu campo de produção.
Na última segunda-feira, outro grupo, conforme referiu um agente económico, teria capturado um grupo de mulheres entre as machambas das aldeias Mungano e Rovuma. Horas depois, foram libertas, mas recomendadas a optar pela religião Islâmica como modo de vida.
De acordo com um dos responsáveis de Futebol Recreativo, com vista a distrair as famílias deslocadas, face ao momento de pesadelo, aliado a questões de trauma, as autoridades locais estão a promover torneios de futebol. Ainda está semana, jogaram as equipas dos bairros Chitunda e aldeias Nkonga, Unidade, Lijungo e Namiune. A iniciativa está sendo coordenada pelo Secretário Permanente local. (Mussa Yussuf para IMN em Pemba)