Nyusi reuniu-se com os Presidentes do Botswana, Mokgweetsi Masisi e do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa. O objectivo da cimeira é analisar os mecanismos de cooperação para a implementação do Projecto Ponta Techobanine, a ser desenvolvido nos três países, que consiste na construção de um porto de águas profundas na localidade de Techobanine, Província de Maputo, e uma linha férrea que faz a ligação entre Moçambique, Zimbabwe e Botswana.
Com este encontro poderá-se abrir uma etapa fulcral para a concretização de um projecto que iniciou desde 2009, e poderá ser construída a via-férrea de cerca de 1700 km, ligando Moçambique e uma região carbonífera no Botswana, atravessando a República do Zimbabwe, permitindo que os três Países flexibilizaram o comércio reduzindo os encargos no processo de importações e exportações.
No fim do encontro o presidente moçambicano, disse que o encontro tripartido os três países saíram com compromissos claros e traduzidos em acordos, que vão orientar os próximos passos até materialização do o Projecto Integrado do Porto de Techobanine.
“A concretização desta cimeira é grande motivo de alegria é sinal inequívoco da importância estratégica que atribuímos a este empreendimento futurista a favor do desenvolvimento económico dos nossos países” disse Filipe Nyusi.
Sabe-se antes início da cimeira tripartida envolvendo os presidentes Filipe Nyusi, Mokgweetsi Masisi e Emmerson Mwangagwa, de Moçambique, Botswana e Zimbabwe, os três estadistas sobrevoaram a área onde será abrangida pelo projecto.
Importa referir que, Techobanine, é um dos pontos turísticos de do distrito de Matutuíne, localizado no posto administrativo de Zitundo. (Nando Mabica)