INTEGRITY- MOÇAMBIQUE, 25 de Agosto de 2022 – Quarenta e dois a noventa e cinco quilómetros. Essas foram as distâncias percorridas pelos cidadãos da comunidade de Cupo, província de Inhambane, para aceder ao posto de saúde mais próximo. Agora, a comunidade remota abriga um novo centro de saúde, incluindo uma maternidade, apoiado pelo Local Climate Adaptive Living Facility (LoCAL), um programa de adaptação liderado pelo governo.
A inauguração do centro contou com a presença da Primeira-dama, Isaura Nyusi, Ministro da Saúde, Armindo Tiago.
“Ficar doente era quase proibido”, Maria Pedro, 32 anos, uma das mais de 3.000 pessoas beneficiadas pelo novo centro.
“Para conseguir atendimento médico, quem tinha condições de pagar, ia atrás de quem tem burros e carroças para transportar familiares; as grávidas eram as que mais sofriam, mas os problemas da população acabaram, agora que temos um posto de saúde aqui mesmo no Cupo”, Maria Pedro disse com alegria.
Com financiamento do Governo da Suécia e assistência técnica do Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Capitais (UNCDF em sua sigla em inglês), o objetivo do programa Local é financiar Planos de Adaptação Local e reduzir a vulnerabilidade das comunidades às mudanças climáticas.
“Com esta iniciativa, aproximamos cada vez mais os serviços de saúde primários das comunidades, cumprindo assim os compromissos assumidos pelo nosso governo, não só para prestar os melhores serviços de saúde, mas também para melhorar a resiliência das nossas comunidades face aos desafios impostos pelas mudanças climáticas”, afirmou a Primeira-Dama, Isaura Nyusi.
“Hoje inauguramos um centro de saúde, uma das muitas infraestruturas de excelência que o programa LoCAL já entregou. São escolas, sistemas de irrigação, sistemas de abastecimento de água, pontes, maternidades, postos de saúde e muitas outras infraestruturas resilientes que transformam a vida das pessoas e das suas comunidades”, comentou Myrta Kaulard, Coordenadora Residente da ONU e Coordenadora Humanitária para Moçambique, que esteve presente na cerimónia.
Também presente no evento, o Dr. Armindo Tiago, Ministro da Saúde, disse que o Governo continua empenhado em reduzir as distâncias que a população tem de percorrer para receber cuidados médicos. Referiu ainda que no ano passado todas as 30 novas unidades de saúde que entraram em funcionamento em Moçambique são resilientes às mudanças climáticas, apelando a mais investimentos para a adaptação ao clima. – Nações Unidas – Moçambique