Celso Correia, falando na abertura da Reunião Nacional de Planificação, que junta dirigentes do sector da Agricultura e parceiros de cooperação com o objectivo de avaliar o desempenho do sector nos últimos cinco anos, apontou o aumento da população como a causa do falhanço na garantia da segurança alimentar e de produção.
“Uma das maiores pressões que nós temos, tanto na segurança alimentar, quanto na produção nacional é o factor demográfico que vai determinar, também, a eficiência e a eficácia da intervenção pública no sector agrário, portanto, não se esqueçam deste factor”, disse Celso Correia, citado pelo Jornal “O País”.
No âmbito do Projecto de Gestão Integrada de Agricultura e Recursos Naturais (SUSTENTA), os extensionistas têm-se queixado da falta de pagamento dos seus ordenados. Sobre o assunto, o superministro de Filipe Nyusi aponta o dedo à Tabela Salarial Única.
Ora, o Centro para Democracia e Direitos Humanos (CDD) não concorda com o suposto sucesso no cumprimento das metas do PQG no sector da Agricultura. Outrossim, o CDD não concorda que o falhanço na garantia da segurança alimentar e de produção tenha que ver com o crescimento da população e com a falta de pagamento dos extensionistas no âmbito do programa SUSTENTA e da TSU. Celso Correia usou, isso sim, o MADER para o saque de fundos públicos por via de iniciativas corruptas como o SUSTENTA, financiado pelo maior “saco azul” chamado Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS).
Dois relatórios de auditoria do Tribunal Administrativo (TA) relativos ao exercício económico de 2021, em que um incidiu sobre o Projecto de Áreas de Conservação para Biodiversidade e Desenvolvimento (MOZBIO) e outro sobre o SUSTENTA, revelaram uma gestão danosa, com requintes de crime organizado. Através do MADER e do FNDS, Correia conseguiu exercer grande influência no partido Frelimo, tendo conseguido chegar ao cargo de membro da Comissão Política (CP). Nesse sentido, o CDD apela ao Tribunal Administrativo e à Procuradoria-Geral da República a intervirem profundamente no MADER e no FNDS. (TEXTO: CDD)