Trata-se, segundo apurou a “Integrity” de uma situação que está a constranger os automobilistas que pretendem alcançar os distritos de Muidumbe, Nangade, Mocímboa da praia e Palma através da Estrada Nacional (EN340).
“Desde segunda-feira não se vai nem à Mocímboa da Praia, nem onde, porque não temos acesso à Oasse. E não sabemos nada, só sabemos dizer que esses da UIR estão a proibir e eles não estão a fazer escolta, quer em Macomia, como lá em Silva Macua há muitos carros”, confirmou Ali Jamal, um comerciante em exercício na estação de Macomia-sede.
Um motorista, que pediu anonimato, também disse que não se passa com normalidade de Macomia-sede à zona norte da província de Cabo Delgado, por conta das medidas de interdição impostas pelas Forças de Defesa e Segurança (FDS).
“Se ver ou ouvir que passou carros nesses dias, talvez saiu de lá para cá, mas daqui para lá não. Mesmo nós que costumamos ir à Miangalewa não estamos a ir, só aproveitamos a rota de Macomia à Pemba. Os militares é que mandam tudo aqui, então não sabemos o que dizer, expressou inquieto um automobilista da rota Pemba – Macomia -Mueda.
As autoridades na província de Cabo Delgado não se pronunciaram ainda sobre o facto que até já obrigou alguns automobilistas a recorrer via Montepuez para chegar à vila de Mueda, por exemplo. (Mussa Yussuf, em Pemba)