O Standard Bank diz que “Dra. Sofia é funcionária pública, médica no Hospital Central da Beira. Com um empréstimo de 100.000,00 meticais, ela fez remodelações na sua casa. Felizmente, com o crédito funcionário público (…) onde tem uma prestação mensal de 3.287,86 meticais por 72 meses e assim realizou o seu sonho.”
Entretanto, os clientes questionam estas prestações que em 72 meses (6 anos), por exemplo, pagando mais de 3 mil meticais vai acabando por pagar mais de 236 mil meticais depois de emprestar 100 mil meticais, o que poderia alcançar com uma poupança. Um outro cliente disse “levas 100 mil meticais e pagas 236 mil meticais. Quem ajuda outro desse jeito? Vocês são a Frelimo Pro Max”.
Na senda das críticas, os clientes do Standard Bank dizem que no final de tudo, o juro acaba sendo de 130%, o que não é justo. Um outro cliente afirmou que “o banco Standard Bank tornou-se um banco que não merece confiança, devido às últimas falhas sucessivas nas ATM ‘s, não conseguem resolver a reversão de dinheiro.”
Ainda sobre a nova linha de crédito para o funcionário público, um internauta escreveu o seguinte: “a nossa banca é criminosa! Ao fim do empréstimo ela paga 236.725,92 meticais. Quem nos salva?”
De referir que o Standard Bank deu a conhecer o lançamento do crédito funcionário público há dias, cujo objectivo segundo o banco é o melhorar o bem-estar dos funcionários públicos em Moçambique. Uma oferta de acordo com o STB que proporciona uma taxa de juro fixa e competitiva, juntamente com os benefícios únicos.
Prosseguindo, o STB realça que “uma das principais vantagens do crédito funcionário público é a possibilidade de acesso ao crédito mesmo para aqueles que não possuem conta no Standard Bank. Além disso, os beneficiários poderão desfrutar de um prazo de pagamento flexível de até 72 meses e um montante de financiamento variando entre 15 mil e 2 milhões de meticais.
No entanto, o STB avança que os funcionários públicos que possuem empréstimos em outras instituições financeiras têm a oportunidade de transferi-los para o Standard Bank, a fim de aproveitar as vantagens oferecidas por esta linha de crédito. O STB diz que como parte integrante do Crédito funcionário público, o banco irá promover sessões de educação financeira em diversas instituições do Estado. Nestas sessões, serão detalhadamente explicadas todas as características do crédito, proporcionado um apoio personalizado para facilitar a adesão ao financiamento. (Omardine Omar)