O cenário era de total insatisfação e descontentamento que se assistiu ontem (02.07) no distrito de Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado. Eis que conforme apuramos a população de Nabubussy, em Mocímboa da Praia pediu a demissão do administrador Sérgio Cipriano por supostamente estar insatisfeita e não se sentir inclusa na sua governação.
O pedido de demissão por parte da população de Nabubussy foi feito na terça-feira (02.07) em plena reunião pública e bastante concorrida. De acordo com fontes locais desde 1975 que nunca se assistiu um acto idêntico em Mocímboa da Praia, concretamente em Nabubussy, mas ontem a população exigiu que administrador seja afastado.
Ainda ontem, segundo noticiou a Zumbo FM, o Conselho Municipal Local tentou forçar os comerciantes a ocuparem um mercado construído pelas Forças de Defesa do Ruanda que, entretanto, a população não quer.
No entanto, a Presidente do Município, Helena Bandeira, nega ter havido uso da força, uma vez que os polícias municipais estavam apenas a ajudar os comerciantes a transportar sua mercadoria.
De referir que ainda em Mocímboa da Praia, a população questiona sobre as reais intenções das ofertas constantes do Exército ruandês, uma vez que quando é a vez de um cidadão nacional fazer o mesmo é sempre barrado. Alguns até acreditam que as intenções sejam maiores que aquelas que são apresentadas publicamente. (INTEGRITY)