Com o indivíduo foram apreendidas notas falsas do metical da nova série, Kwacha do Malawi e ZiG do Zimbabwe, para além de vários artigos que o agora detido usava para adulterar os valores monetários.
De acordo com o SERNIC, o falsificador antes praticava a actividade em algures na província de Nampula e quando sentiu que o cerco estava a ser apertado empreendeu uma fuga para cidade de Chimoio, onde foi cair nas celas da 1ª Esquadra.
Agora ao ver o sol aos quadradinhos, o indivíduo refuta todas as acusações que pesam sobre si. “Eu não fabrico dinheiro e esse que estão a ver aqui não é falso e as autoridades devem primeiro investigar para levar alguém a prisão”, afiançou.
O Porta-voz do SERNIC em Manica, Paulo Candeeiro alerta para a circulação de notas falsas pelo País, pelo que adverte para que a população seja prudente ao receber calhamaços de dinheiro, porque pode haver introdução de notas falsas ou mesmo de moedas estrangeiras algumas das quais semelhantes a nova série do Metical. (Pedro Tawanda, em Manica)