INTEGRITY- MOÇAMBIQUE, 24 de Agosto de 2022 – Num momento em que as autoridades descrevem que a situação de regresso das famílias às suas zonas de origem, na província de Cabo Delgado, regista uma certa tranquilidade, eis pequenos grupos de terroristas continuam a atacar comunidades no interior dos distritos de Macomia e Muidumbe, tal como aconteceu recentemente.
Conforme apurou a “Integrity “, no distrito de Muidumbe, as comunidades de Mandela e Mapate foram alvos dos terroristas entre domingo e segunda-feira, causando uma nova vaga de deslocados, a maioria, para a vila de Mueda.
No distrito de Macomia, as incursões daquele grupo – que ainda resiste às intervenções das FDS, tropas do Ruanda e da SADC – terá capturado, no domingo, várias mulheres, nas baixas da aldeia Litandacua, no Posto Administrativo de Chai.
Informações postas à circular dão conta de ocorrência de mais um novo ataque, na terça-feira, numa aldeia que se localiza nas baixas do distrito de Meluco, não distante do rio Messalo, que separa os distritos de Macomia e Muidumbe. (Mussa Yussuf para IMN em Pemba)