INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 24 de Agosto de 2022 – Com o apoio do Governo do Canadá, nos próximos 03 anos, o projecto EAGLE da VSO pretende identificar e devolver à escola 500 raparigas que vivem em estado de vulnerabilidade, por conta da qual tiveram, prematuramente, de interromper os seus estudos no distrito de Macate, na província de Manica.
São raparigas que abandonaram os estudos por causa de factores como uniões prematuras, gravidezes precoces, doenças crónicas, situação de extrema pobreza e deficiência.
Falando no lançamento do projecto EAGLE sobre o emponderamento da rapariga para aprender e ganhar, no distrito de Macate, a Administradora Rosa Cararadza pediu aos líderes comunitários daquele ponto da província para fazerem de tudo, de forma a acabar com a violação de direitos da rapariga.
O Coordenador Provincial do projecto EAGLE em Manica, Rui Maqueni, adiantou que, de acordo com o cronograma das actividades, o processo de identificação das raparigas que se enquadram nos cinco critérios de elegibilidade vai iniciar a 01 de Setembro do ano corrente.
O projecto EAGLE já trabalha com mais de 500 raparigas no distrito de Sussundenga, na província de Manica. (Pedro Tawanda em Manica para IMN)