Para o alcance desta condição, o Sector de Defesa pretende resgatar o estatuto de referência que era detida pelo Hospital Militar de Maputo, a nível nacional e regional.
Este desejo, foi manifestado, na quinta-feira, 20 de Junho de 2024, pelo Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, durante a visita de trabalho efectuada ao Hospital Militar de Maputo.
A visita esteve enquadrada no plano de monitoria e acompanhamento dos trabalhos efectuados a nível de várias instituições tuteladas pelo Ministério da Defesa Nacional e tinha como objectivo verificar o estado de conservação e de funcionamento dos equipamentos no sector de imagiologia e acompanhar os trabalhos realizados para viabilização do Serviço de Atendimento Personalizado (SAP).
Falando no encontro com os militares e funcionários civis, no final da visita, o Ministro da Defesa Nacional, comprometeu-se a assegurar os recursos necessários para tornar o Hospital Militar de Maputo, uma referência, como no passado.
Entretanto, Chume reconheceu que o hospital enfrenta vários desafios, dentre eles, ligados à gestão de recursos humanos, financeira, patrimonial e hospitalar, que segundo o governante, devem ser superados para o alcance do objectivo.
Por sua vez, o Director do hospital de Maputo, Coronel Aniceto Mataruca, afirmou que a unidade trabalha como um colectivo, com vista a fazer com que a unidade sanitária volte a ser de referência e se destaque na forma como consegue prover serviços de qualidade.
Realçou que todo o profissional está neste momento comprometido em mudar o conceito e a forma como a sociedade olha para o Hospital Militar de Maputo, esperando-se assim que seja um hospital que concorra para a busca de soluções para todos os necessitados em serviços de saúde.
À margem da visita de trabalho, o Ministro da Defesa Nacional, procedeu a entrega de uma viatura ao Director do Hospital Militar de Maputo. (Nota Informativa)