Ataque terrorista repelido em Mbau pelas Forças ruandesas

INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 20 de junho de 2024-Os terroristas voltaram no princípio da noite de ontem (19.06) a Mbau, no distrito de Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado com o intuito de assaltar uma posição militar das Forças de Defesa e Segurança (FDR) do Ruanda. Entretanto, quando o grupo pretendia penetrar pelo local, rapidamente foram repelidos e os membros do grupo saíram em debandada do local.

A tentativa de ataque ocorreu no intervalo entre as 18 horas – 19 horas, ou seja, oito horas depois de outros elementos do grupo terem tentado atacar a posição das Forças Armadas e de Defesa de Moçambique (FADM) em Napala, no distrito de Macomia, onde também foram repelidos e colocaram-se em fuga em direcção a Mucojo.

De salientar que estas prontas respostas se juntam às outras que nos últimos meses têm sido um apanágio do Exército nacional e ruandês sempre que se deparam com uma acção subversiva protagonizada pelo grupo terrorista que desde 2017 vem queimando casas, assassinando civis e militares, e roubando bens e produtos alimentícios da população em várias aldeias.

As operações militares em Cabo Delgado continuam em alta, mesmo com a retirada física das Forças da SAMIM, o Exército moçambicano, as autoridades policiais, a Força Local e as FDS ruandesas e tanzanianas vem realizando operações nas áreas tidas como críticas. E desde o princípio do ano, os resultados têm sido positivos, facto este que levou recentemente o Chefe do Estado a dizer para os moçambicanos e mundo que os terroristas estão em constante fuga pelas matas.

Lembre-se que em finais de maio, o Exército nacional e os amigos do Ruanda colocaram fora de combate dezenas de terroristas na rota entre Limala e Mbau, no distrito de Mocímboa da Praia, facto este que devolveu significativa a segurança e tranquilidade naquela região, tida em tempos como bastião dos terroristas. (Omardine Omar) 

Exit mobile version