Recém-formados do curso de operação de máquinas pesadas financiado pela MRM iniciam funções nas operações da Gemfields

Da primeira fase do curso de operação de máquinas pesadas no Centro de Formação Profissional de Namanhumbir (VTC), seis jovens oriundos das aldeias ao redor da concessão da Montepuez Ruby Mining (MRM) estão agora empregados nas operações da empresa-mãe Gemfields, em Cabo Delgado, Moçambique.

Pedro, 30 anos, nascido e criado em Namanhumbir, é um dos operadores de máquinas recém-formados no VTC. Antes de ingressar no curso, estava desempregado e a formação profissional proporcionou uma oportunidade para mudar de vida. Entre os vários cursos disponíveis, especializou-se na operação de tractores.

Agora enquadrado como tractorista da empresa Campos de Joias, parte do Grupo Gemfields, sonha em contribuir para mudar outras vidas, aconselhando os jovens a afastarem-se de práticas ilícitas. “Hoje eu me considero um activista na minha comunidade porque aconselho os jovens a deixarem a mineração ilegal, que não leva a lado nenhum. Eles devem preocupar-se com a sua formação porque ela dá uma profissão”, disse Pedro.

Outro beneficiário do curso de operação de máquinas pesadas custeado na totalidade pela MRM é Amade, de 32 anos, pertencente à comunidade de Nseue.Soube do curso através dos líderes comunitários, não hesitou e se especializou em operação de camiões articulados.

Depois de se ter destacado na formação, concorreu para uma vaga na Eastern Ruby Mining, empresa do Grupo Gemfields e foi admitido. Amade manifestou a sua alegria dizendo que: “O curso e o emprego mudaram muitos aspectos na minha vida, na minha família e na comunidade. O meu sonho agora é continuar a aprender e dominar o maior número possível de máquinas para depois passar esse conhecimento a outras pessoas”.

Outros quatro jovens foram contratados para trabalhar como operadores de máquinas pesadas na Megaruma Mining Limitada, outra empresa do Grupo Gemfields.

Antes de começarem com as aulas de operação de camiões articulados, camiões basculantes, tractores, máquinas escavadoras e retroescavadoras, todos os alunos são inscritos numa escola de condução para que estejam devidamente habilitados.

O curso de operação de máquinas pesadas oferecido pela Montepuez Ruby Mining, através do Centro de Formação Profissional de Namanhumbir, gerido pelo Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC), iniciou em Julho de 2023 com  um total de sessenta (60) alunos. Grande parte dos formandos estão ainda em fase de aulas práticas, dentre eles nove (9) mulheres, e a MRM aguarda com expectativa para ver onde as suas novas competências os levarão.

Exit mobile version