O programa, parte das iniciativas da KGR de empoderamento comunitário, cujo foco reside na capacitação das jovens para oportunidades de emprego no sector do turismo, abarcando todo o ciclo de formação em Hospitalidade (Recepção, Acomodação, Culinária, Alimentação e Bebidas).
Os visitantes ficaram impressionados com as condições de habitação, constataram o progresso feito pelas formandas, notaram o desejo crescente de aprender, verificaram o nível de melhoria das suas capacidades linguísticas e o desempenho escolares. Adicionalmente, observaram a dedicação aos estágios pré-profissionais em hotelaria, o cumprimento dos regulamentos do SACT de ensino e a ambientação das jovens moçambicanas com as demais estudantes de outras nacionalidades.
Na ocasião a administradora de Massingir, Esmeralda Mutemba, destacou “apostar nos Recursos Humanos é o valor de tudo”. Continuando disse: “apreciamos positivamente o alto padrão da escola de formação, que por si só dá importância ao que estão a aprender. Os locais de práticas completam a marca deste padrão. Por isso, gostaríamos de apelar às formandas para aproveitarem ao máximo os conhecimentos que estão sendo transmitidos pelos formadores, e queremos encorajar aos nossos parceiros (Karingani) a dar o devido seguimento ao programa. Agradecemos igualmente, aos pais e encarregados de educação por terem permitido que as suas filhas e educandas participassem neste valioso projecto internacional”.
Por sua vez, o Administrador do Distrito de Magude, Lázaro Mbambamba, destacou “quando há um programa arrojado, estruturado, coerente, com ética e disciplina como este, todos nós ficamos orgulhosos. Este treinamento agrega valor uma vez que é fundado na tese ‘on the job training’, o que é importante porque há muita prática. Vemos que estes jovens são a semente para o futuro na mediada em que os outros jovens em Magude e Massingir ao verem a formação dos seus irmãos irão aderir aos próximos programas de formação e treinamento na indústria de hotelaria e turismo”.
Os dois administradores destacaram o progresso das raparigas, elogiaram o compromisso da Karingani no investimento, destacando-a como parceiro estratégico do Governo que, com esta iniciativa, de carácter sustentável, contribui para a projecção socioeconómica dos dois distritos.
A Directora Executiva do SACT, Mariette Ferreira, destacou que “acolher este grupo de moçambicanas tem sido uma experiência muito gratificante, que tem demostrado uma elevada vontade de aprender o que tem resultado num progresso considerável e significativo nas mais diversas actividades curriculares, bem como nas demais complementares ao processo de ensino e aprendizagem”.
O Director Executivo da Karingani Game Reserve, Mateus Mutemba disse: “promovemos esta visita para permitir que os dirigentes dos distritos, das comunidades e os representantes dos pais dos estudantes tivessem, em primeira mão, uma visão abrangente sobre a qualidade e condições de formação e acomodação em que os jovens seleccionados estão integrados bem como perceber o tipo de parcerias internacionais e o investimento que a Karingani Game Reserve está a fazer na formação do capital humano local nas áreas do turismo e conservação, tendo em vista preparar os jovens locais para uma melhor empregabilidade no contexto do investimento de vulto que a KGR está a realizar na área do ecoturismo”.
O programa de capacitação financiado pela Karingani abrange outros oito jovens bolseiros (rapazes), também seleccionados nos distritos de Magude e Massingir, que se encontram a realizar uma formação profissional de classe internacional, por 1 ano, também, na África do Sul na área de Rastreamento de Vida Selvagem.