INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 23 de Agosto de 2022 – Num encontro de cortesia mantido na última sexta-feira (19/08), na cidade de Maputo, uma equipa de profissionais de saúde da República Popular da China despediu-se da Direcçao máxima do Hospital Central de Maputo (HCM), dezoito meses após o cumprimento de mais uma missão.
Os doze integrantes da equipa – que era composta por cirurgiões, ortopedistas, Ginecologistas, Anestesistas, incluindo a medicina tradicional, cozinheiros e intérpretes – receberam notas de despedida do Director Geral da maior unidade sanitária do país, Mouzinho Saíde, quem se fazia acompanhar dos membros do seu elenco de trabalho.
O dirigente enalteceu o papel desenvolvido por aqueles profissionais oriundos da Ásia Oriental, tendo sublinhado que a missão incumbida ao grupo foi realizada com sucesso, apesar das barreiras linguísticas.
Para fazer jus a esse feito, foram entregues diplomas de mérito e reconhecimento à equipa que aterrou no solo pátrio a 07 de Maio de 2021, altura em que o país enfrentava um dos picos da Covid-19, considerada a maior pandemia do século XXI.
Além do apoio em cuidados de saúde, os homólogos chineses disponibilizaram – durante o período em que estiveram no HCM – donativos compostos por consumíveis e material médico hospitalar, cujos valores ascendem os cem mil dólares americanos segundo deu a conhecer o chefe da equipa, Lião Banghua.
A cooperação sino-moçambicana dura desde a luta de libertação nacional, tendo Moçambique recebido diverso apoio na área de saúde, com destaque para o mais recente contributo na luta contra a Covid-19.
A equipa, que recentemente se despediu, será brevemente substituída por outra, num sistema rotativo que vem durando há anos. (TEXTO: HCM)