Volvidos seis meses após a partida de 23 jovens de Massingir e Magude, áreas de influência da Reserva, para se beneficiar de formações profissionais em Hospitalidade e Conservação na vizinha África do Sul, no âmbito da parceria entre a Karingani Game Reserve (KGR) e o Southern Africa College for Tourism, SACT, a KGR tem orgulho em anunciar o progresso dos beneficiários ao longo do percurso em alusão.
Os estudantes moçambicanos foram estrategicamente colocados em acomodações partilhadas com outros estudantes de diferentes nacionalidades, uma medida destinada a promover a prática da língua inglesa e o intercâmbio intercultural. O progresso dos estudantes é evidente e o currículo revisto foi bem recebido pelos jovens. Os formadores fazem uso de vídeos e apresentações gráficas para melhorar a aprendizagem, provando ser uma abordagem eficaz.
Enquanto as instruções teóricas são proporcionadas em sessões menores, e separadas, para garantir que os tradutores possam transmitir informações complexas com precisão, as aulas práticas reúnem todos os alunos. Esta integração garante que os estudantes moçambicanos obtenham a mesma experiência prática e extensa que os seus pares, essencial para a sua jornada de aprendizagem prática.
Cristência Mongoé, da comunidade Mbacana, em Mapulanguene, distrito de Magude, beneficiária do curso de hospitalidade partilhou “Sou grata por estar na SACT para aprender, adquirir habilidades e experiência que me ajudarão a seguir em frente. Estou ansiosa para aprender mais sobre restauração, recepção e inglês. Acredito que terei ótimas oportunidades de trabalho na Indústria Hoteleira“.
Por sua vez, Ervaldo Henrique, da comunidade de Década da Victória, Distrito de Massingir, formando na Tracker Academy acrescentou: “aprendi muito aqui na Tracker Academy desde que cheguei em Janeiro. Eu realmente não sabia nada sobre animais, trilhas e sinais, pássaros e árvores. Agora, conheço diferentes rastos de animais. Também aprendi a seguir animais e humanos por meio de trilhas”.
O programa de formação abrangente em curso, desempenhará um papel fundamental no avanço da indústria do turismo regional, dotando os jovens com as competências necessárias para se estabelecerm em serviços de hotelaria de alto nível.
Refira-se que a KGR e a SACT, estabeleceram uma colaboração que visa estabelecer uma plataforma sustentável para a formação de competências, e o desenvolvimento da comunidade, reunindo quatro elementos críticos: conservação, crescimento económico, inclusão social e proteção ambiental. O programa de formação é financiado pela Karingani Game Reserve. Tem a duração de dois anos e um custo aproximado a 2 milhões de USD.