Filipe Nyusi convida Israel para depor as armas na Faixa de Gaza

O Presidente da República participou na terça-feira (11.06), no Reino Hachemita da Jordânia, na Conferência internacional sob o lema: “Apelo para Acção: Resposta Humanitária Urgente para Gaza”.

A Conferência visa mobilizar a comunidade internacional para à resposta urgente e colectiva, na prestação de assistência humanitária, face à catástrofe humanitária que assola as populações da Faixa de Gaza e de outras regiões afectadas pelo conflito Israelo-Palestiniano.

No seu discurso Nyusi manifestou a sua solidariedade para com o povo da Palestina e pediu acesso e assistência humanitária sem impedimento ao povo e território Palestino.

O chefe do estado moçambicano reiterou ainda o seu pedido a Israel para pôr fim às atrocidades e todas as hostilidades cometidas contra pessoas inocentes e por fim disse que Moçambique está disponível a dar o seu contributo para garantir a resolução deste longo conflito através do diálogo entre as partes.

De realçar que o conflito Israel-Gaza já matou mais de 26.900 palestinianos em Gaza, incluindo 11.000 crianças e 7.000 mulheres. Quanto aos feridos, são cerca de 66.000. Do lado de Israel, os dados mais actualizados apontam para 1.139 mortos. (Nando Mabica)

 

Exit mobile version