O ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala sublinhou que em “2023, o País já havia instalado um radar meteorológico com alcance de 400 quilómetros na Beira. Agora, com o apoio do BAD e da Coreia do Sul, o País iniciou um programa de fornecimento de drones para a monitorização de cheias e inundações, promovendo a formação de técnicos, pilotos e especialistas numa iniciativa que visa ampliar a capacidade de resposta a desastres naturais”.
De acordo com informações do jornal notícias, além do investimento mencionado, o País recebeu recentemente 12 redes de observação meteorológica da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). “Estas redes, compostas por estações e outras ferramentas tecnológicas, serão distribuídas pelos distritos do País para monitorizar o estado do tempo e do clima”, explicou, destacando que esta contribuição da FAO é crucial para aumentar a resiliência do País, especialmente na gestão dos eventos climáticos cada vez mais severos e imprevisíveis, que têm um elevado custo social se não forem mitigados”.
Por sua vez, a FAO, representada por José Fernandez, afirmou que as mudanças climáticas estão a alterar os padrões meteorológicos de forma imprevisível, aumentando a frequência e intensidade dos eventos extremos. “A agricultura, pecuária e pescas são particularmente afectadas, sofrendo impactos profundos que resultam em perdas significativas e ameaçam a segurança alimentar e nutricional dos produtores”, sublinhou.
Dentro deste contexto, de acordo com a informação disponível, foram instaladas 12 estações meteorológicas automáticas, 23 postos climatológicos (dos quais 14 com higrómetros automáticos e nove manuais) e duas estações meteorológicas analógicas de segunda geração, abrangendo 24 distritos. Esta acção insere-se na iniciativa presidencial “Um Distrito, Uma Estação Meteorológica”, que visa construir uma rede de estações meteorológicas em todas as províncias do País, reforçando a capacidade de Moçambique de prever e mitigar os impactos dos fenómenos climáticos, descreveu a fonte. (DE)