INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 22 de Agosto de 2022 – Serão aplicados trinta e cinco milhões de meticais, numa primeira fase, nos distritos afectados pelo terrorismo, em Cabo Delgado, uma iniciativa do Ministério de Indústria e Comércio, para dinamizar a economia local.
A vice-ministra da Indústria e Comércio, Ludovina Bernardo, disse, esta sexta-feira, na cidade de Pemba, que 135 os pequenos projectos tinham sido aprovados e alguns já estavam a ser implementados nas zonas afectadas pelo terrorismo, onde as pessoas deslocadas já estão a regressar.
Trata-se de um programa de relançamento do sector privado na província de Cabo Delgado, com enfoque nas zonas dilaceradas pelos ataques terroristas, cuja cerimónia de lançamento foi em Janeiro deste ano.
A “Integrity ” sabe que – a pesar de a vice-ministra ter garantido, numa reunião com os administradores distritais e membros do Conselho Executivo, em representação do Estado, que a implementação está no bom ritmo – há projectos de comerciantes, devidamente organizados, que não tiveram nenhuma resposta ou devido andamento.
No distrito de Macomia, por exemplo, para uma suposta legalização e conformidade das propostas, cada interessado pagou 2500 (dois mil e quinhentos) meticais ao serviço das actividades económicas local; ainda assim, muitos projectos não foram aprovados nem houve, ainda, qualquer esclarecimento aos visados.
No entanto, a vice-ministra revelou que a implementação é faseada, estando, neste momento, a serem mobilizados fundos para o financiamento de outros projectos, para a dinamização da economia rural naquele ponto do país.(Mussa Yussuf para IMN em Pemba)