Em resposta a um convite formulado pelo o seu homólogo sul-coreiano, Yoon Suk-Yeol, o chefe de Estado vai participar do primeiro fórum de negócios que junta os países africanos e a Coreia, a decorrer de terça a quinta-feira, sob o lema “O Futuro Construímos Juntos: Crescimento Económico, Sustentabilidade e Solidariedade”.
Na sua chegada, Filipe Nyusi manteve encontro com o Vice-Presidente da SAMSUNG, Young Kyu Han, com o qual chegou-se a um consenso de que a empresa vai construir a segunda plataforma flutuante de exploração de gás liquefeito, depois da primeira já instalada em Cabo Delgado.
De acordo com o vice-presidente da SAMSUNG, a plataforma será construída em coordenação com a Technique da França e outra empresa japonesa, e terá a mesma capacidade da já instalada de produzir por ano 3.4 milhões de toneladas métricas.
O arranque das obras é refém da aprovação dos planos de desenvolvimento por parte do governo moçambicano.
A cimeira Coreia-África, vai também contar com a presença dos chefes executivos das empresas coreanas e africanas, vai discutir matérias sobre o desenvolvimento econômico, tecnológico e não só, onde Moçambique espera identificar oportunidades de cooperação.
Ainda no primeiro dia, o presidente da república manteve encontro com o CEO da DAEWO, uma empresa incluída no projecto de exploração de gás que perspectiva investir na área de infra-estruturas. ()