Inácio Reis revelou que recentemente Venâncio Mondlane e vários funcionários do Conselho Municipal de Quelimane marcharam pela cidade e posteriormente foram desaguar nas instalações do Partido RENAMO em Quelimane, o que no entender do político, não é concebível que tal situação aconteça, principalmente quando se trata de um membro que está a liderar um município através das mãos da RENAMO.
Questionado sobre o afastamento de Manuel de Araújo do Conselho Nacional da RENAMO, eis que Inácio Reis disse tratar-se de um processo normal em democracias, mas também o Partido entendeu que o autarca deve se dedicar exclusivamente no melhoramento da vida dos munícipes, uma vez que as estradas da autarquia estão todas esburacadas e em vez dos referidos funcionários do município se dedicarem em melhorar a situação passam a vida a marchar contra a actual liderança do Partido.
Entretanto, sobre as acusações, Manuel de Araújo ainda não reagiu, uma situação descrita por vários apoiantes de Venâncio Mondlane e de Manuel de Araújo como a abertura das hostilidades entre as partes.
De referir que são vários membros da RENAMO que nos últimos dias já marcaram posição em relação em quem apoiam, havendo inclusive alguns que já queimaram as camisetas do partido, devolveram os cartões de membro e outros símbolos da RENAMO. Em certos casos extremos, houve até agressões contra os apoiantes do Presidente do Partido, Ossufo Momade. (INTEGRITY)