O facto não é simples, porque a notícia foi exclusiva, mas porque o assassinato daquela anciã que teve lugar na região de Pina Mucombezi, no distrito de Vanduzi, tem um condão muito estranho, uma vez que o silêncio ensurdecedor da nora que na altura dormia, enquanto a sogra era aos pedaços tirada a vida, ainda dá corpo ao crime que continua oculto.
Se o crime foi ou não esclarecido, isso vamos tratar noutra época das andorinhas, porque hoje quero debruçar-se sobre o que os populares do Pina Mucombezi têm segredado, sobre o que está a acontecer naquela região desde a morte da velhota até aos dias que correm.
A velha foi assassinada numa madrugada e porque a região não dispõe de uma morgue, eis que os familiares depois de uma perícia policial decidiram ir à enterrar o corpo da malograda na zona de Honde, no distrito de Báruè, sua terra natal, cerca de 100 quilómetros onde o crime aconteceu.
Conta-se que durante as exéquias fúnebres numa tarde de sol intenso, a já finada que em vida era distinguida na região de Pina Mucombezi como altamente bruxa transformou-se em três hienas, sendo duas em idade média e uma já adulta, facto que criou uma total algazarra num cemitério coberto e cercado de arbustos, um autêntico habitat para aqueles animais faunísticos que já estão em “via de extinção”.
Os mais corajosos optaram por aniquilar as duas hienas miúdas e a terceira escapuliu daquela casa santa e vai fazendo moça aos moradores do Pina Mucombezi, numa autêntica reivindicação pelo macabro assassinato e que a polícia ainda rastreia os prováveis actores.
Conta-se que a hiena que se escapou do abate no cemitério vai andando de casa em casa fazendo visitas rápidas sob uma impavidez e serenidade dos visitados.
“Ontem mesmo foi à casa do pastor da igreja, antes passou pela casa das amigas e deu uma volta pela casa da finada”. Assim contam os moradores do Pina Mucombezi.
A velhota assassinada no povoado de Pina Mucombezi, no distrito de Vanduzi em abril último virou três hienas no cemitério comunitário de Honde – a mulher hiena! (PT)






