INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 20 de Agosto de 2022 – A empresa Porto e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) anunciou que o Porto de Quelimane, na província da Zambézia, está apto para o tráfego internacional de navios com capacidade até dez mil toneladas métricas bruto.
Para o efeito, a empresa investiu este ano cerca de três milhões de dólares em operações de dragagem para torná-lo mais competitivo, tendo alcançado a profundidade entre quatro e cinco metros de balizagem no porto e entre seis e sete metros no canal de acesso.
O anúncio foi feito pelo PCA dos CFM, Miguel Matabel, que falava com o empresariado da região sobre as potencialidades de negócios existentes no porto de Quelimane, realçando que a infra-estrutura está pronta para manusear carga de navios com capacidade até dez mil toneladas métricas bruto.
Falando na conferência para a promoção e dinamização das potencialidades do porto, Miguel Matabel explicou que a estratégia de dragagem visa aumentar a captação de receitas e viabilizar oportunidade aos países do ‘hinterland ‘para usarem a infra-estrutura nas suas importações.
Por sua vez, o governador da Zambézia, Pior Matos, convidou os empresários nacionais e estrangeiros a usarem o Porto de Quelimane para relançarem o crescimento económico e viabilizar projectos âncoras para a Zona Económica Especial de Mocuba. (Diário Económico)