Governador do BM anuncia entrada em vigor da nova série de notas e moedas do Metical

O Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, manteve, na sexta-feira (17.05), um encontro com os bancos comerciais, com o objectivo de informar sobre a entrada em vigor da série 2024 da nova série de notas e moedas do Metical, cuja circulação efectiva terá início no dia 16 de Junho do ano em curso.

Na sua intervenção, Rogério Zandamela disse que a revisão visa adequar as notas e moedas do Metical às novas tendências de design, segurança e outros elementos, num contexto especial em que se lança as comemorações do 50.º aniversário do Banco do Banco de Moçambique e 45.º do Metical.

A temática das novas notas e moedas do Metical conserva a tradição de enaltecimento e preservação dos valores culturais, históricos e faunísticos nacionais, bem como as respectivas denominações e substractos.

Esta nova série mantém, igualmente, a composição de seis denominações de notas bancárias, bem como os respectivos substractos, ou seja, as denominações de 1000; 500 e 200 meticais em substracto de papel e as denominações de 100; 50 e 20 meticais em substracto de polímero.

Relativamente às moedas, reduziu-se o número de denominações das actuais nove para sete, mantendo-se as de 10; 5; 2 e 1 meticais, bem como as de 50; 10 e 1 centavos, tendo sido retiradas as denominações de 20 e 5 centavos.

Participaram no evento, membros do Conselho de Administração, Assessores e Directores do Banco, bem como representantes dos bancos comerciais. (Nota Informativa)

Exit mobile version