Primeiro-ministro da Eslováquia baleado cinco vezes por um homem de 71 anos de idade

Robert Fico foi atingido ao deixar uma reunião de governo e corre risco de morte. Ele voltou a governar o país após vencer as eleições no ano passado com coalizão populista de direita.

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi baleado na quarta-feira (15/05) em um atentado na cidade de Handlova, a cerca de 150 quilômetros da capital, Bratislava, na sequência desse atentado as autoridades locais detiveram um indivíduo suspeito.

Segundo a imprensa internacional, o crime ocorreu em frente a um centro cultural local onde aquele governante, encontrava-se a participar de uma reunião de governo. Testemunhas disseram ter ouvido vários tiros. Segundo relatos, ele foi colocado em um automóvel por seus seguranças e levado directamente a um hospital.

O ministro do Interior eslovaco, Matus Sutaj Estok, disse que o primeiro-ministro foi alvejado cinco vezes, tendo sido atingido na região do abdômen. O político já foi operado e está fora de perigo.

“Fiquei muito chocado. Felizmente, até onde sei, a operação correu bem, e acho que ele sobreviverá no final. Ele não está em uma situação em que sua vida esteja em risco neste momento”, garantia dada pelo vice-ministro Tomás Taraba, durante uma entrevista à BBC.

Taraba também confirmou que o suspeito do atentado é um homem de 71 anos. Motivações políticas são apontadas como as presumíveis causas do atentado. (Nando Mabica)

Exit mobile version