Devido a este factor, no último final de semana, os usuários dos serviços de internet tiveram mais uma dança das telefonias móveis, com dificuldades para aceder aos serviços nas três maiores companhias de telefonia móvel e outras servidoras. Por exemplo, a TMcel emitiu uma nota no dia 12 de maio, informando que “se registra lentidão no acesso a internet, devido a problemas no cabo submarino entre a estação de Mtunzini na África do Sul e Maputo.”
Já a Vodacom avançou que “as equipas técnicas continuam a trabalhar com os nossos parceiros internacionais no sentido de ultrapassar a dificuldade na qualidade de fornecimento dos serviços de dados.” Na mesma senda, a Movitel também emitiu um comunicado reportando o mesmo problema e com garantias de que tudo estava a ser feito para resolver as dificuldades na qualidade de fornecimento dos serviços de dados.
A situação vem deixando os utilizadores dos serviços de internet móvel agastados e preocupados com o futuro desta área, principalmente numa altura em que se registam aumentos injustificados das tarifas de internet, chamadas e SMS’s, facto este que já levou a juventude moçambicana a marcar uma marcha de repúdio para o próximo dia 18 de maio do presente ano (sábado) até as instalações do INCM. (INTEGRITY)