Massingue Apala, administrador Executivo do INCM, afirmou que em concertação com as tres operadoras face às preocupações dos utilizadores de telefonia móvel que a autoridade reguladora das comunicações esta receber relativas ao acesso a internet principalmente de camada jovem, e para dar resposta a esta preocupação, os operadores vão lançar nos próximos dias pacotes específicos para a camada jovem dos 16 aos 25 anos, que incluem benefícios adicionais e a preço acessível.
Este pacote de dados especificamente para a camada juvenil terá um custo de 0,03 Mt/MB o que significa que com 15 mt dá direito a 500MB e 30 Mt dá direito a 1GB, disse Massingue Apala.
Apala, explicou que a medida tomada foi para atender as necessidades de jovens estudantes, empreendedores e muitos outros que tem nas comunicações uma fonte de renda.
Adil Ginabay, em representação das três operadoras (TMCEL , Vodacom e Movitel), reconheceu que a prática de bônus ilimitados era nefasta para as operadoras, sobretudo pelo nível de investimento que as operadoras fizeram nos últimos anos.
Moçambique é agora um dos países com as tarifas de comunicação mais competitivas ao nível da África Austral. Tornando-se assim o segundo país com tarifa mais baixa por cada GB a nível da SADC, Malawi 68Mt, Moçambique 70Mt, Angola 73.95 Mt, Eswatini 239.26 , África do Sul 290.53Mt , Lesotho 320.91Mt, Botswana 558.31Mt.A Autoridade Reguladora das comunicações reduziu igualmente o preço na ordem de 90% do custo de acesso a conteúdos locais hospedados em Moçambique do domínio .mz e acesso a custo zero às plataformas de educação a nível nacional do domínio ac.mz.