INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 18 de Agosto de 2022 – Quatro anos após a paralisação por força das restrições impostas pela Covid-19, o Festival Cultural Cabeça do Velho volta à Cidade de Chimoio, na sua sexta edição.
Desta vez, o evento cultural, que arrasta multidões no pico do verão, volta, de novo, ao sopé do monte Bengo, nos dias 26 e 27 de Novembro corrente, uma vez que a quinta edição foi realizada no campo municipal, porque um agente económico que explora uma estância turística tinha proibido a realização do festival no local, alegando muito barulho produzido pela ampliação sonora e imundície após o espectáculo que afugentava os seus clientes, num evento de apenas 24 horas.
Para a próxima edição, são esperados mais de 30 músicos, desde naturais da província de Manica até aos demais de todo o país.
O porta-voz da 12ª sessão do Conselho Executivo Provincial de Manica, sem avançar muitos detalhes, disse que esforços estavam a ser enviados para o festival trazer a nata de músicos nacionais ao público da cidade de Chimoio e turistas.
Para Firmino Vidad Jaqueta, nos próximos dias, vão iniciar trabalhos de reparação de vias que dão acesso ao monte Bengo, vulgo Cabeça do Velho, o cartão de visita da cidade de Chimoio. “Também, estará em curso a instalação da corrente eléctrica no local”, disse Jaqueta, para quem o evento veio para ficar e é um produto turístico cultural que a província de Manica tem como marca. (Pedro Tawanda em Manica para IMN)