No dia 24 de abril de 2024, dois médicos salvaram a vida de um passageiro que sofreu um ataque convulsivo e uma paragem cardiovascular durante o voo de Maputo para Pemba.
Trata-se de Dinis Viegas Manuel, especialista em Gineco-Obstetrícia, e Calima Muagerene, Médico Internista, ambos do Hospital Central de Nampula (HCN), que estavam em uma missão de apoio técnico ao Hospital Provincial de Pemba (HPP), destacados pela Direção Nacional de Assistência Médica do MISAU, em resposta à situação crítica em Cabo Delgado.
Com sua rápida intervenção e habilidades médicas excepcionais, os dois médicos conseguiram ressuscitar o paciente a bordo, garantindo sua estabilidade até a aterragem do avião de emergência no aeroporto Internacional de Nampula. Posteriormente, o paciente foi evacuado para o HCN, onde actualmente desfruta de boa saúde, após alta hospitalar por melhoria clínica.
Em reconhecimento à extraordinária acção dos médicos, o jovem comandante Norton Nhantumbo, promoveu-os para a classe executiva, como destacado em uma foto ilustrativa.
Este episódio não apenas ressalta o profissionalismo e a dedicação dos médicos moçambicanos, mas também evidencia o nível de preparação e competência técnica dos profissionais afectos à maior unidade sanitária da região norte de Moçambique, o Hospital Central de Nampula.
Este sucesso é um testemunho do compromisso contínuo do MISAU e do HCN em garantir a saúde e o bem-estar da população moçambicana, especialmente em momentos de crise e emergência.
Em conversa com o comandante do voo das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) no dia em epígrafe, Norton Nhantumbo confirmou o sucedido e reconheceu o profissionalismo dos médicos do HCN. Portanto, depois de aterrar no aeroporto os médicos explicaram com exactidão o que acontecera com o passageiro.
“Eu naquele momento representava a companhia e, os médicos a bordo, prestaram um excelente serviço ao paciente, nesse caso passageiro da LAM, foi uma forma de mostrar o nosso apreço e agradecimento no trabalho que eles fizeram. Foi um excelente trabalho. Então, o que nós poderíamos oferecer naquele momento era isso (promover os médicos da classe econômica para a executiva)” precisou o comandante do voo, Norton Nhantumbo.
Norton Nhantumbo, não poupou o seu elogio aos profissionais de saúde e encorajou para a contínua prestação da acção humana, tendo igualmente deixado apelos aos colegas da companhia para continuarem a prestar os melhores treinos combinados.
Nhantumbo começou a voar profissionalmente, há 11 anos, confirma ter passado variadas experiências. (HCN_DCI)
levitra buy generic