INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 18 de Agosto de 2022 – O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, considerou hoje que a paz está de regresso ao norte de Moçambique, após a intervenção militar dos países da região austral no combate ao extremismo violento na província de Cabo Delgado.
“O agradável é que as pessoas que fugiram das várias áreas de Cabo Delgado estão agora a regressar às suas casas, com uma confiança acrescida de que a SADC os tem ajudado a trazer a paz”, salientou Cyril Ramaphosa, em comunicado divulgado pela Presidência da República.
O chefe de Estado sul-africano, que concluiu uma visita oficial à República Democrática do Congo (RDCongo) onde participou esta semana na 42.ª cimeira da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), revelou que o bloco regional “também está satisfeito” com os progressos anunciados no combate à insurgência na região norte do país vizinho.
Nesse sentido, Ramaphosa acrescentou que a SADC reafirmou o seu “compromisso total em apoiar o povo de Moçambique”. (Lusa)