Notice: Undefined index: weather_location in /home/integrit/public_html/wp-content/plugins/jnews-weather/class.jnews-weather.php on line 64
Dom Carlos Matsinhe exorta à todos interessados com as eleições gerais a colaborarem de boa-fé com os órgãos eleitorais

Dom Carlos Matsinhe exorta à todos interessados com as eleições gerais a colaborarem de boa-fé com os órgãos eleitorais

O nosso País vai acolher, no dia 09 de outubro do ano corrente, as Sétimas Eleições Gerais-Presidenciais e Legislativas e as Quartas dos Membros das Assembleias Provinciais, de tal forma que estamos todos engajados nos preparativos para que o sufrágio da melhor maneira possível.

O Recenseamento Eleitoral está a decorrer no país e no estrangeiro de uma forma tranquila em com abrangência satistatória em termos dos números até aqui alcançados olhando para as projecções estabelecidas, embora tenhamos as dificuldades impostas pela situação de insegurança em na Província de Cabo Delgado.

Com vista ás eleiçoes de 9 de Outubro,  marcamos este encontro para partilhar informações relacionadas com etapas importantes do Calendário Eleitoral que se seguem, nomeadamente a inscrição dos proponentes e apresentação de candidaturas, bem como a Distribuição de mandatos provisórios para fins eleitorais, que cientes da complexidade do expediente atinente às candidaturas, propusemo-nos a apresentar provisoriamente os mandatos para que os partidos políticos organizem os processos de candidatura enquanto ainda decorre o recenseamento eleitoral, findo o qual serão publicados os mandatos definitivos.

Permitam-me exortar a todos os partidos políticos, coligações de partidos políticos e grupos de cidadãos eleitores proponentes para que colabore de boa-fé com os órgãos eleitorais e que submetam os processos tanto das inscrições para fins eleitorais como das candidaturas, dentro dos prazos estabelecidos, e quanto mais cedo melhor é, para se evitar constrangimentos de última hora.

O Recenseamento Eleitoral cujo término está marcado para o dia 28 de abril 2024, em todo o território nacional e no estrangeiro está a decorrer e faltam 12 dias. Até dia 13 de abril foram recenseados 5.304.110, o que corresponde 70.78% do universo de 7.494.011 eleitores previstos para este recenseamento, para além dos 8.723.805 recenseados no ano passado nos distritos com autarquias e cidades.

Recorde-se que o universo total dos eleitores, segundo a projecção do INE para estas eleiçoes é de 16.217.816. Até dia 13 de abril, cumulativamente, estavam inscritos 14.027.915, correspondente a 86.50%. Passados mais dois dias estamos bem acima desta percentagem.

Temos estado a acompanhar o trabalho dos partidos políticos na sensibilização dos cidadãos potenciais eleitores para se recensearem. Pelo que, saudamos este esforço e encorajamos que continuem nessa linha para todos os moçambicanos com idade para votar estejam recenseados.

Com estas palavras, gostaria de reiterar a nossa disponibilidade para interacção com todos os interessados no processo, de modo que tenhamos um processo inclusivo, livre, justo e transparente. (Excertos do Discurso de Dom Carlos Matsinhe)

Exit mobile version