O evento foi organizado pelo Governo de Moçambique, com o apoio da Fundação Internacional para Conservação da Biodiversidade e da Sociedade para Conservação da Biodiversidade.
A Conferência tem como objectivo promover oportunidades de investimentos no quadro da implementação da Declaração de Maputo sobre Miombo, visando o alcance das metas sobre as mudanças climáticas, conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável integrado.
Participam na Conferência representantes de Chefes de Estado dos países signatários da Declaração de Maputo, membros do Congresso dos Estados Unidos da América e dos parlamentos africanos, instituições financeiras internacionais, líderes do sector privado, parceiros de agências internacionais de conservação, filantropos, especialistas ambientais e líderes comunitários das províncias de Niassa, Zambézia e Inhambane.
A Floresta do Miombo é importante para a manutenção da bacia do grande Zambeze, uma região rica em biodiversidade nas suas áreas protegidas com enorme potencial para o desenvolvimento de uma economia baseada na natureza. ()