Magumisse avançou que o Conselho Nacional terá como lema: “RENAMO forte, reflectindo sobre a democracia e reconciliação nacional.” Segundo Alfredo Magumisse a CP ao fazer isso, implica que irá continuar a trabalhar na documentação para submeter à Comissão Nacional que decidirá sobre a marcação do Congresso da RENAMO e de outras deliberações do Partido.
Entretanto, de fontes do Partido, “Integrity” apurou que apesar da CP já ter convocado a reunião do Conselho Nacional (CN), o facto é os membros deste importante organismo político da RENAMO ainda não receberam o convite para participar nesta importante e decisiva reunião, uma vez que a convocação deve acontecer 15 dias antes da data e até aqui, os membros só terão seis dias para serem solicitados, o que viola grosseiramente os estatutos da Perdiz.
A anomalia funcional da RENAMO tem sido recorrente, facto que já levou o Deputado Venâncio Mondlane a recorrer ao Tribunal Judicial da Cidade de Maputo para repor a legalidade de certas práticas do actual presidente do partido, Ossufo Momade e sua entourage que aos “chutos e pontapés” têm conduzido o dia-a-dia das suas actividades directivas na RENAMO. (INTEGRITY)