INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 16 de Agosto de 2022 – Os republicanos intensificaram os pedidos no domingo para a divulgação de uma declaração do FBI mostrando a justificativa para a apreensão de documentos na casa do ex-presidente Donald Trump em Mar-a-Lago, em meio a relatos de ameaças crescentes contra agentes federais.
Um mandado de busca divulgado na semana passada após a busca sem precedentes mostrou que Trump tinha 11 conjuntos de documentos classificados em sua casa e que o Departamento de Justiça tinha uma causa provável para conduzir a busca com base em possíveis violações da Lei de Espionagem.
Os republicanos pedem a divulgação de informações mais detalhadas que convenceram um juiz federal a emitir o mandado de busca, que pode mostrar fontes de informação e detalhes sobre a natureza dos documentos e outras informações confidenciais. A abertura de tais declarações é altamente incomum e exigiria a aprovação de um juiz federal.
Separadamente, no domingo, o Comité de Inteligência do Senado bipartidário, liderado pelo democrata Mark Warner e pelo republicano Marco Rubio, pediu ao Departamento de Justiça e ao Gabinete do Director de Inteligência Nacional que forneçam os documentos apreendidos de forma confidencial.
Um porta-voz do comité, encarregue de supervisionar o manuseio de informações confidenciais, disse que os dois senadores também solicitaram “uma avaliação dos riscos potenciais à segurança nacional” como resultado de um possível manuseio incorrecto dos arquivos. Reuters