No processo com o número 50/2022, o Colectivo de Juízes do TJDC, Presidido por Augusto Luís dos Santos ordenou que fossem notificados os arguidos: Gonçalves João Jemusse, Primeiro Secretário Provincial do Partido Frelimo em Tete; Raimundo Eduardo Cebola, Manuel Mouzinho Cebola, Egrita Miranda das Dores Alfredo, o Representante legal da Empresa Construções Goero Limitada, através de Eufrásio Queijo; o representante da Empresa Blessing Investiment e a Empresa Bila Estampagem.
Gonçalves João Jemusse é o 1º Secretario Provincial da Frelimo em Tete desde 02 de dezembro de 2021, em substituição de Fernando Bemane de Sousa que havia sido nomeado vice-ministro da Terra e Ambiente, e actualmente desempenha a função de Secretário de Estado na Província de Manica.
Jemusse e mais seus comparsas são acusados dos crimes de corrupção, nepotismo e o desvio de mais de um milhão de meticais do erário público, num processo melindroso cujo primeiramente o arranque do julgamento estava previsto para o dia 21 de fevereiro de 2024, tendo sido adiado por razões até desconhecidas. (INTEGRITY)