INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 16 de Agosto de 2022 – Os Funcionários do Hospital Distrital de Nacala-Porto, “conhecido por Hospital da Ceta”, na província de Nampula, são severamente criticados devido ao cúmulo do mau atendimento, alguns dos casos terminando em morte, porque os acompanhantes não tiveram dinheiro para subornar pelos serviços.
É a realidade. Vidas em jogo, por causa do dinheiro. Se não tem notas de “Samora”, está condenado a morrer, no hospital distrital de Nacala-Porto, por mau atendimento. E uma direcção incompetente nunca reagiu perante situações de denúncia, mesmo em casos em que são avançados nomes de técnicos responsáveis, alguns dos quais até promovem tribalismo no sector de trabalho.
Este fim-de-semana, o assunto já chegou, mais outra vez, às redes sociais (Facebook e WhatsApp), onde utentes desabafam, manifestando a sua profunda indignação, pela forma como os profissionais de saúde afectos naquele hospital não valorizam a vida que juraram salvar.
“No início do ano, senti na pele tudo o que se relata aqui, pior de tudo, também por desespero, ligamos ao Director do Hospital pedindo socorro, depois de 5h de espera; imagine sair de casa às 23h e chegar ao hospital não ser atendido, com fortes dores e sair às 5h sem atendimento, porque o médico estava a dormir, a estagiária não tinha muito que fazer, apenas picou e ficamos aguardando pelo médico”, comentou a uma publicação no Facebook, a internauta Hermenegilda Muianga.
No mesmo post onde os utentes partilham a sua dor, indignação e até pedindo de demissão da direcção, Isménio Victor Armando, desabafou: “tive a mesma situação, minha mãe (que Deus a tenha num bom sítio) perdeu a vida lá, depois de termos gastado muito dinheiro em sangue e subornar os enfermeiros que lhe atendiam. Foi uma semana de custear caprichos de pessoas, Deus dá troco, esperam!”.
A final, o Hospital Distrital de Nacala-Porto parece não ser bom lugar para estágio de futuros profissionais de saúde, tal como testemunhou, num comentário, Beatriz Ângelo Bitone, também revoltada pelo mau atendimento naquela unidade sanitária: “Isso é verdade, eu já estagiei aí em Nacala. No Hospital de Ceta sofre-se muito. Todos os dias do estágio era limpeza, não aprendemos nada, só era PCI e fundamentos, sempre nos humilhavam, nos chamavam de burras e as enfermeiras diziam que são donas do hospital e minha colega, de nome Piedade, foi batida enquanto medicava um paciente”, escreveu.
O grito de socorro de mau atendimento e serviços péssimos oferecidos aos utentes do Hospital Distrital de Nacala-Porto vem numa altura em que a Directora Provincial de Saúde em Nampula reconheceu, no encontro com o Chefe do Estado, na semana passada, que a província está a receber, nos últimos dias, profissionais mal-formados, o que contribuiu para prestação de maus serviços no sector.
No dia 11 de Agosto, o Ministro de Saúde, Armindo Tiago, disse a jornalistas que não simpatiza com situações de mau atendimento, cobranças ilícitas e desvio sistemático de medicamentos nas unidades sanitárias; contudo, todos os funcionários devem ir ao serviço devidamente identificados, para que as denúncias sejam seguidas.
Na reunião do Conselho Provincial, o Chefe do Estado, Filipe Nyusi, avançou que, em Nampula, cheira má gestão no sector de saúde. (Mussa Yussuf para IMN em Pemba)